Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Alunos do Campus Estância produzem Mapa de Risco

Alunos do Campus Estância produzem Mapa de Risco

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Segunda, 22 de Agosto de 2016, 12h43 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36
MP SONIAAs instalações do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância agora contam com um Mapa de Risco: representação gráfica dos fatores presentes no ambiente de trabalho capazes de acarretar acidentes e doenças. O projeto foi executado pelos alunos do quarto período do curso de Edificações, vinculado ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), como atividade de conclusão da disciplina Segurança do Trabalho, ministrada pelo professor André Luís Canuto Duarte Melo.

Normalmente, a produção de Mapas de Risco envolve estudantes do curso de Segurança do Trabalho, mas diante do comprometimento e do empenho da turma, o professor resolveu lançar o desafio e o resultado superou as expectativas. “Para se chegar a um nível desses, a turma precisa ter motivação e interesse. Os alunos tiveram um excelente desempenho e mostraram o quanto são talentosos. Exemplos como esse nos fazem acreditar cada vez mais na educação pública”, afirmou.

MP placaAlguns dos ambientes analisados pelos alunos foram laboratórios, banheiros, sala dos professores e circulação. A atividade incluiu visita aos locais identificados como potenciais áreas vulneráveis, detecção e classificação dos riscos (ergonômicos, biológicos, químicos, físicos etc.) e produção dos mapas, que foram impressos e emoldurados. O próximo passo será afixar o material nos ambientes que podem causar algum tipo de acidente ou dano à saúde da comunidade acadêmica.

Os estudantes ficaram tão empolgados com o resultado do mapa que ganharam um incentivo a mais para concluir o curso no final deste ano. “Conseguimos identificar desde os ricos para campus até os riscos para os servidores, que muitas vezes desenvolvem uma doença como a LER [Lesão por Esforços Repetitivos] e não conseguem provar como ela foi adquirida. Além de agregar valor ao nosso conhecimento, pudemos ajudar as pessoas”, afirmou a aluna Liandra Santos Ferreira, 20 anos.

Condições de trabalho

MP SALASua colega de turma, Bianca Leite, 19 anos, também se sentiu útil ao dar sua contribuição para a melhoria das condições de trabalho no campus. “Tivemos a oportunidade de aprender na prática e mostrar nosso potencial para fazer algo que vai não só nos beneficiar, mas a todos aqueles que trabalham e estudam no IFS. O professor apostou na gente e conseguimos dar o máximo. Foi uma experiência muito gratificante”, comemorou.

De acordo com o coordenador do Pronatec em Estância, José Rudival Alves Santos, essa atividade demonstra a competência e a dedicação dos alunos e da equipe de professores. “O trabalho ficou extraordinário e foi feito com muito entusiasmo. Isso demonstra que, para avançar cada vez mais no curso e ter uma formação de qualidade, é importante o esforço pessoal aliado às boas condições de ensino. Nós do Pronatec estamos sempre à disposição para apoiar iniciativas como essa”, declarou.