Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância recebe etapa regional da Jornada de Assistência Estudantil

Campus Estância recebe etapa regional da Jornada de Assistência Estudantil

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Sexta, 05 de Agosto de 2016, 12h45 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36
JAE PubO Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância realizou na última quinta-feira, dia 4, a etapa regional da II Jornada de Assistência Estudantil (JAE) 2016: avaliando conceitos e repensando ações. O evento teve o objetivo de promover discussões para subsidiar a construção da política de assistência estudantil do IFS e apresentar os relatórios das jornadas e do fórum (FAE) ocorridos em 2013.

JAE AlunoOs alunos participaram ativamente da programação e tiveram a oportunidade de apresentar demandas e emitir opiniões, assim como propor sugestões e mudanças no relatório das JAE’s e FAE. Algumas questões pontuadas foram a contratação de mais professores para os cursos integrados (ensino médio e técnico juntos) e a instalação de um refeitório – o que já está em andamento -; a criação de uma área de convivência no campus; e a construção do ginásio esportivo.

Pautas como acessibilidade também foram abordadas. Alexsandro Santana Bezerra, 16 anos, do curso integrado de Eletrotécnica, demonstrou preocupação com a garantia das condições para o ingresso de pessoas com necessidades especiais na instituição. “Queremos saber se o IFS está preparado para receber os deficientes que passaram no último processo seletivo”, pontuou.

JAE MulherCom a experiência de quem trabalhou por muitos anos na coordenação do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) do Campus Aracaju, Vera Trindade, lotada atualmente na Diretoria de Assuntos Estudantis (Diae), esclareceu que o instituto tem por obrigação legal garantir as condições para o ingresso dos deficientes. Ou seja, à medida que as demandas surgirem os Napne dos campi irão adotar as medidas necessárias para atendê-las.

JAE PaulinhaEsse momento interativo foi precedido da palestra ‘Assistência estudantil: estudantes na luta por condições de acesso e permanência no IFS’, ministrada pela assistente social do Campus Lagarto, Ana Paula Leite Nascimento. “É importante ressaltarmos aqui que o estudante tem vez, deve ser atuante, protagonista, abrir um canal de diálogo permanente com a gestão e assumir o papel de lutar por melhores condições de acesso e permanência”, enfatizou.

A assistente social deu um panorama geral da legislação federal que trata de direitos como alimentação, transporte, moradia e saúde para garantir que os alunos da escola pública tenham condições de permanecer estudando, a exemplo do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAEs). Além disso, explicou quais as principais formas de organização e mobilização estudantil: grêmios, centros acadêmicos, Diretório Central dos Estudantes (DCE), etc..

JAE MoçaAntes de fazer uma prestação de contas da gestão e apresentar o relatório da JAE’s e FAE, a diretora de Assuntos Estudantis, Daniele Barbosa de Souza Almeida, destacou que o Campus Estância é referência no trato com o aluno por contar com uma equipe multidisciplinar comprometida e engajada, formada por profissionais de pedagogia, serviço social e psicologia. “Temos a intenção de ouvir os estudantes, que são nossa razão de existir, para criar estratégias que melhorem as condições de acesso e permanência”, afirmou.

JAE SoniaA diretora do campus, Sonia Pinto de Albuquerque Melo, destacou o engajamento da comissão organizadora para que a jornada cumprisse seu objetivo e conseguisse motivar os estudantes a conhecer seus direitos e deveres, ter uma participação mais ativa e vivenciar o exercício da cidadania. “Trabalhamos sempre pelo estudante e estamos à disposição para atender às suas demandas e criar um ambiente motivador, acolhedor e inclusivo, tendo sempre como prioridade a formação de cidadãos e a qualidade do ensino”, disse.

Organização

JAE orgAs etapas regionais da II Jornada de Assistência Estudantil vêm ocorrendo desde o mês de julho sob a organização da DIAE, da Comissão Central da JAE e das Coordenações de Assistência Estudantil (Coae) dos campi. Em Estância, a comissão organizadora contou com a participação das servidoras Adriana Lisboa, Manuela Vilanova e Priscila Correa.