Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Workshop amplia parcerias institucionais do IFS - Campus Estância

Workshop amplia parcerias institucionais do IFS - Campus Estância

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Segunda, 01 de Agosto de 2016, 13h33 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36
Work  doaçãoAs parcerias institucionais com as empresas da cadeia produtiva ligadas aos cursos ofertados pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância têm crescido nos últimos meses. Como reflexo disso, têm sido observados avanços nas condições de ensino por meio da doação de equipamentos para reestruturação e implementação de laboratórios e da realização de treinamentos para professores e alunos, que têm contribuído para a melhoraria do aprendizado.

Fator decisivo para a ampliação dessas parcerias foi a realização do II Workshop IFS - Campus Estância: escolhendo uma profissão, no período de 4 a 6 de julho. O evento cumpriu o objetivo de apresentar o instituto à sociedade, mobilizar a comunidade acadêmica e ampliar a relação institucional com o setor produtivo. A programação contou com minicursos, oficinas, palestras, exposição e premiação de trabalhos, apresentação dos laboratórios, guerra dos robôs e teve uma participação ativa dos estudantes.
 Work Andre  Work  equipe  Work aluno

Para garantir a realização do workshop, a comissão organizadora buscou o apoio das empresas Ferreira Costa, loja de material de construção Nossa Senhora da Conceição e Companhia Sul Sergipana de Eletricidade (Sulgipe). No decorrer do processo, outras instituições se engajaram e ofereceram seus quadros técnicos para contribuir com os mini-cursos e palestras, como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea/SE) e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco Chesf.
 Work carro Work Meninas   Work Drone

A loja Nossa Senhora da Conceição doou equipamentos elétricos para o laboratório de instalações elétricas e facilitou a aquisição de materiais para o laboratório de construção civil. A Sulgipe também fez a doação de diversos equipamentos para o curso de Eletrotécnica e a Ferreira Costa contribuiu com a divulgação e envolveu seus fornecedores no evento, que fizeram doações na forma de treinamentos, ferramentas e insumos, a exemplo da Tigre, The Walt, Bagarel e Instituto da Construção.

Motivação

Work AleSegundo o gerente de Ensino, Alessandro Viana Fontes, além da ampliação das parcerias institucionais, o workshop motivou a comunidade acadêmica, fortaleceu a área de pesquisa e extensão e deu uma maior visibilidade para o IFS na região Sul do estado. “A sociedade teve a oportunidade de conhecer o instituto, sobretudo as empresas, que precisam de técnicos nas áreas que formamos. Além disso, conseguimos motivar ainda mais nossos alunos”, comemorou.

A motivação dos estudantes pode ser observada em depoimentos como de Sabrina Souza, 16 anos, do curso de Edificações. “Por mim a gente teria um workshop desses todo mês. Foi muito produtivo e aprendemos muito mais do que em sala de aula”, afirmou. Lucas dos Santos, também de Edificações, ficou satisfeito especialmente com os mini-cursos e a qualidade da organização. “Foi uma experiência muito rica e proveitosa”, disse.

Confira aqui mais fotos do evento.