Página inicial > Últimas Notícias > Estância > São João Federal de Estância celebra autêntica tradição junina

São João Federal de Estância celebra autêntica tradição junina

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Terça, 23 de Junho de 2015, 16h32 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36
Sao mauInspirado na mais autêntica tradição junina, o São João Federal do IFS – Campus Estância reuniu a comunidade acadêmica em torno de um grande e colorido arraial. Forró, quadrilha improvisada, comidas típicas, sorteio de balaio, quebra-pote, barco de fogo e exibição de espadas fizeram a alegria de centenas de servidores, alunos e convidados, embalados pelo som contagiante do pé de serra.

Sao DecoCada detalhe foi planejado com afinco pela comissão organizadora para que a festa estivesse a altura da importância dos festejos juninos de Estância, município conhecido nacionalmente pela tradição dos fogueteiros com suas espadas, buscapés e barcos de fogo que rasgam o céu com um brilho incandescente. Além de uma programação diversificada, chamou a atenção a beleza da decoração, repleta de bandeirinhas, balões, luminárias e utensílios de palha.

O São João Federal, que já está na sua quinta edição, aconteceu pela primeira vez nas modernas instalações do novo campus, o primeiro a ser inaugurado durante o processo de expansão do ensino técnico e tecnológico para o interior do estado. A excelente infraestrutura do prédio, dotado de amplas áreas comuns, valorizou a programação e fez o arrasta-pé ganhar uma dimensão ainda maior.

Sao reitorO reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, fez questão de prestigiar a festa acompanhado de uma comitiva formada pela chefe de Gabinete, Adrine Cabral, a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Ruth Sales, e a equipe da Propex. “Iniciativas para promover e resgatar a cultura junina são de grande importância, especialmente numa cidade como Estância, que tem um dos festejos mais tradicionais de Sergipe. Cabe a uma instituição de ensino, sem dúvida, esse papel de valorizar nossas manifestações culturais”, ressaltou.

Em reconhecimento ao trabalho da comissão organizadora, o diretor do campus, Waldiney Giacomelli, agradeceu a dedicação de todos os envolvidos. “A cada confraternização nós percebemos que cresce a união, o envolvimento e o comprometimento dos servidores e alunos, que têm demonstrado um carinho enorme pelo campus. Isso é resultado dos esforços de um conjunto de pessoas inigualáveis que acreditam na educação pública”, destacou.

Esse compromisso fica evidente em depoimentos como o de Jailma Nayana de Jesus Gallotte, da Coordenadoria de Controle Docente e Discente (CCDD), que participou da quadrilha improvisada e ficou até o final do arrasta-pé. “Nossas comemorações têm sempre esse intuito de promover a interação e celebrar o São João só vem a fortalecer essa integração entre o IFS, a comunidade acadêmica e a sociedade”, afirmou.

Destaque

Sao poteAlém da quadrilha, os destaques da festa foram o resgate de brincadeiras como o quebra-pote, a corrida de saco e a dança da laranja, o sorteio do balaio e a exibição do barco de fogo e das espadas na área externa, onde funciona o estacionamento. O público assistia com olhos vibrantes e curiosos o espetáculo de luz e cor sob a noite estrelada.

Sao barco de fogoTécnicos administrativos e professores, como Raphael Pereira de Oliveira e Maria Simone Morais Soares, que vieram de outros estados para trabalhar no IFS, ficaram encantados com a beleza e a diversidade cultural do São João de Estância. O assistende de aluno, Guthierre Ferreira, se empolgou tanto com a tradição dos fogueteiros que entrou na brincadeira e soltou uma espada, após receber instruções de forrozeiros mais experientes.

Veja aqui cobertura fotográfica completa.