Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Alunos do projeto IFS Solar do Campus Estância são reconhecidos pela Petrobras

Alunos do projeto IFS Solar do Campus Estância são reconhecidos pela Petrobras

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Quinta, 29 de Janeiro de 2015, 11h59 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36
ifs solar turmaBolsistas do convênio firmado entre o Instituto Federal de Sergipe (IFS) e a Petrobras foram destaque na III Feira de Ciências e Tecnologia do Programa de Formação de Recursos Humanos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Os alunos do projeto IFS Solar, do Campus Estância, tiveram seus trabalhos na área de energia solar selecionados pela Petrobras entre os três melhores do evento, que ocorreu no mês de dezembro, em Natal.

A equipe do projeto é formada pelos estudantes Alexandro Goes Dias, Claudio Vicente da Silva Meneses Filho, Robledo Lucas Andrade Lima e Vinícius Ferreira dos Santos, sob a coordenação do professor Roberto Macena. Além do Campus Estância, também participaram do evento bolsistas dos Campi Aracaju e Lagarto, que, ao todo, apresentaram seis pesquisas nas áreas de Química, Eletrônica, Petróleo e Gás, Segurança do Trabalho, Eletrotécnica e Eletromecânica.

ifs solar robertoO professor Roberto Macena acredita que o reconhecimento da maior empresa pública do país é um incentivo para que a equipe continue fazendo o seu melhor. “Atribuo esse excelente desempenho à dedicação e aos esforços dos alunos, que progrediram bastante, muitas vezes perdendo noite e até o fim de semana para produzir um conhecimento técnico importante e avançar ainda mais”, afirmou.

Segundo o bolsista Alexandro Goes Dias, 20 anos, do curso de Eletrotécnica, a experiência de terem sido reconhecidos em âmbito nacional é um estímulo para os estudantes do IFS Solar. “Foi gratificante poder viajar para apresentar o resultado dos nossos estudos e receber esse reconhecimento da Petrobrás. Com certeza, levaremos essa experiência para nossas vidas pessoais e profissionais”, comemorou.

Sobre a feira

A programação da Feira de Ciências e Tecnologia do IFRN incluiu a palestra técnica "A indústria do petróleo e as oportunidades em nível técnico", além de exposição de trabalhos selecionados em todo o país. O evento é um espaço qualificado para a apresentação e avaliação da produção do conhecimento científico e tecnológico gerado durante o período de orientação dos bolsistas vinculados ao programa nas instituições de educação que compõem a rede IF (Institutos Federais).
 ifs solar aluno  ifs solar banner

A feira contou com o apoio das Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação e de Extensão do IFRN, da Agência Nacional do Petróleo (ANP), da Petrobras, além da Fundação de Apoio ao Instituto (Funcern). O Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH) é uma ação da Petrobras em parceria com instituições de ensino, que fomenta bolsas de iniciação científica para os alunos de diversos níveis de ensino com o objetivo de proporcionar a formação de recursos humanos para os setores de Petróleo, Gás, Energia e Biocombustíveis.

O estudante/bolsista desenvolve estudos dirigidos às temáticas citadas sob a orientação de um professor da área, realizam pesquisas e aplicam os conhecimentos adquiridos no setor produtivo, bem como os transmites para a comunidade, trazendo o crescimento da atividade produtiva no local onde o programa é desenvolvido.