Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Propex apresenta projetos de pesquisa e extensão no Campus Estância

Propex apresenta projetos de pesquisa e extensão no Campus Estância

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Terça, 27 de Janeiro de 2015, 16h48 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36
ruth 2A equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex) esteve no Campus Estância na última terça-feira, dia 27, para divulgar o lançamento dos novos editais de pesquisa no final de fevereiro, assim como os demais serviços e atividades disponíveis para professores, técnicos administrativos e alunos do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Integraram a pauta da visita temas como concessão de bolsas, publicações de artigos e livros, projetos de iniciação científica, cursos de inglês e intercâmbio no exterior.

Na ocasião, a pró-reitora Pesquisa e Extensão, Ruth Sales Gama, fez um preâmbulo geral sobre o papel do IFS na sociedade de promover a transformação social por meio da educação e ressaltou as atribuições da Propex que se somam a essa missão, focadas nas áreas de: pesquisa, extensão, inovação, pós-graduação, internacionalização e promoção do esporte e da cultura. Também foram mencionados os programas e editais acessíveis à comunidade interna do instituto, tais como o Ciência sem Fronteiras.

Segundo Ruth Sales, esse momento com a comunidade escolar é uma oportunidade valiosa para socializar as oportunidades que servidores e estudantes podem fazer uso no âmbito da instituição e incentivar o desenvolvimento de projetos nas áreas de pesquisa e extensão. “Por meio do ensino e das atividades aqui desenvolvidos, o IFS tem condições de criar os mecanismos para valorar o ser humano, consolidar a unidade institucional e promover a transformação social”, declarou.
 junior 2  tiago

A pró-reitora lembrou que a comunidade deve ficar atenta ao cronograma dos editais de pesquisa e aos prazos para submissão de projetos que podem concorrer a programas como: Pibic/CNPq/Fapitec; Pibiti/CNPq/Fapitec; Pibic-EM/CNPq e Pibic-AF/CNPq – este último possibilita a concessão de bolsas de iniciação científica na área de ações afirmativas. Além disso, em breve serão abertos editais para novas publicações na Editora IFS (EdIFS), como livros, livretos e cartilhas.

Temas de interesse

Professores, técnicos e alunos aproveitaram para fazer perguntas e tirar dúvidas sobre temas afins. O professor Thiago Barbosa da Silva demonstrou interesse em saber mais sobre programas de intercâmbio no exterior para os alunos, enquanto o assessor pedagógico Carlos Menezes de Souza Júnior buscou saber mais sobre como instituir grupos de pesquisa e cadastrar na Propex projetos culturais, como o Show de Talentos que será realizado pelo Campus Estância no dia 26 de abril.

aluno propexOs estudantes consideram útil ter acesso a informações valiosas para o desenvolvimento dos estudos, bem como para a melhoria do currículo e o desenvolvimento do processo de aprendizagem. “Foi um momento importante, principalmente para os alunos de baixa renda, que ficaram sabendo como concorrer a bolsas de estudo e intercâmbios, realizar cursos gratuitos e conseguir publicar trabalhos que podem abrir portas no futuro”, reconheceu  Murilo Almeida dos Santos, 21 anos, do curso de Recursos Pesqueiros.