Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Projetos de automação e de geração de energia são destaque da Semana de C&T de Estância

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Sábado, 18 de Outubro de 2014, 10h30 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36

medidor energiaA produção dos alunos dos cursos de Eletrotécnica e Edificações, fruto do convênio do Instituto Federal de Sergipe (IFS) com a Petrobras, foi um dos destaques do encerramento da Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Estância. Os trabalhos, inicialmente apresentados no Centro de Convenções, em Aracaju, chegaram às modernas instalações do novo campus na última quinta-feira, dia 16, e despertaram a atenção do público.

Demonstrações de protótipos, de sistemas de automação e de geração de energia limpa foram alguns dos trabalhos que mais atraíram o olhar curioso de jovens e adultos. Outro destaque do evento foi a exposição das novas tecnologias utilizadas na construção civil. Estudantes do curso de Engenharia Civil reproduziram um canteiro de obras em tamanho real, que aguçou especialmente a imaginação de crianças das escolas das redes publica e privada. house

O estudante Douglas Araújo, 19 anos, usou seus conhecimentos em programação para desenvolver o projeto Auto House, que permite controlar remotamente todos os dispositivos elétricos de uma residência a partir de um tablet. Esse mecanismo possibilita ligar, desligar e programar o funcionamento de eletroeletrônicos como a geladeira, o ar condicionado e a TV, como a vantagem de ser 34% mais barato em relação a sistemas semelhantes adotados no mercado.

Consumo sustentável

Placa de energiaA equipe do projeto IFS Solar fez a demonstração de um módulo fotovoltaico conectado à rede para explicar o funcionamento de um sistema de geração de energia solar, que trabalha em conjunto com a rede elétrica da distribuidora de energia e pode ser usado tanto em prédios residenciais quanto comerciais. Para uma casa comum, sem grande consumo energético, a economia com a conta de luz pode chegar a 80%. Em alguns casos, é possível pagar apenas a taxa mínima cobrada pela concessionária.

Segundo o estudante Vinícius Ferreira, 18 anos, quando os aparelhos eletroeletrônicos estão consumindo mais do que o sistema fotovoltaico está gerando no momento, a parte que falta é puxada da rede elétrica. Quando esse mesmo sistema está gerando mais potência do que está sendo consumida, a energia excedente automaticamente sai pela rede. “É quando o medidor de energia gira ao contrário e o cliente tem um crédito na conta para ser consumido”, explicou.

O professor Roberto Macena, coordenador do projeto IFS Solar, ficou satisfeito com o desempenho dos seus alunos e acredita que a Semana de C&T cumpriu seu papel de contribuir para a popularização da ciência e da tecnologia. “Recebemos muitos elogios dos representantes da Petrobras e do público em geral. As pessoas faziam diversas perguntas e queriam saber principalmente os custos de instalação do sistema e como seria possível instalar em casa”, afirmou.

As estudantes Alane Rafaelle, 20, Taislane Pereira, 20, e Juliana Oliveira, 25, demonstraram o funcionamento de um controlador de demanda de energia, que é adotado principalmente por fábricas, indústrias e empresas de grande porte para garantir um consumo eficiente, ou seja: sustentável e sem desperdícios. “Esse equipamento gerencia a demanda ativa através do desligamento de cargas, evitando o pagamento de multas às concessionárias quando a demanda contratada é ultrapassada”, explicou Taislane Pereira.

alunas projeto  crianças  plc

Programação final

Além das exposições e apresentações de trabalhos, nos últimos dias do evento aconteceram palestras na área de Recursos Pesqueiros. O professor Robson Silva abordou a qualidade da água na piscicultura e o palestrante Jaime André Calumby Pereira falou sobre a viabilidade econômica da produção de peixe. A programação incluiu ainda um minicurso ofertado pela Sika Brasil, uma empresa multinacional com atuação na área de produtos químicos para construção civil e indústria.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorreu simultaneamente em todo território nacional. Em Sergipe, a coordenação ficou a cargo da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex) do IFS e as atividades concentraram-se no Centro de Convenções, em Aracaju, onde foram apresentados os trabalhos produzidos por estudantes do IFS da capital e do interior. A coordenação geral foi do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Confira aqui a cobertura fotográfica completa da Semana de Ciência e Tecnologia.

Endereço do novo Campus Estância:
Rua Café Filho, s/n, bairro Cidade Nova. Estância/SE. CEP: 49200-000.