Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Aulas serão transferidas para o novo Campus Estância nesta segunda-feira

Aulas serão transferidas para o novo Campus Estância nesta segunda-feira

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Sexta, 03 de Outubro de 2014, 10h19 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36
EstânciaA partir desta segunda-feira, dia 6, as aulas do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância acontecem na sede recém-construída no bairro Cidade Nova. As novas instalações representam um investimento de cerca de R$ 6 milhões e integram o processo de expansão do ensino superior, tecnológico, técnico e profissionalizante para o interior do estado, iniciado no ano de 2008. A meta é que o processo de mudança seja concluído até o fim da próxima semana.

Haverá uma equipe na entrada do novo campus para recepcionar os alunos, que devem se guiar pela sinalização distribuída em pontos estratégicos. Serão transferidas inicialmente a Biblioteca Gilberto Amado, a Coordenadoria de Registro Escolar (CRE) e a Gerência de Ensino (GEN). Na terça e quarta-feiras, começa a mudança da parte administrativa, da sala dos professores e dos laboratórios.

Na noite desta sexta, dia 3, as aulas da Educação a Distância (EAD) e a pós-graduação da Educação de Jovens e Adultos (EAD) já acontecem no prédio novo para que a sede provisória, na Antiga Escola de Comércio, seja liberada para as eleições. A instalação dos servidores e da rede de computadores começa a partir de quarta-feira e deve ser concluída, no máximo, em dois dias. Antes disso, a parte informática e as atividades da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) permanecem na sede provisória.

IMG 6784 IMG 6779  IMG 6775

Após a mudança dos serviços e atividades essenciais, a ambientação inicial da comunidade escolar e dos servidores, que deve durar umsemana, começará a etapa de montagem dos laboratórios de desenho e de informática - exceto o de Eletrotécnica, que dependerá de laudo técnico da Diretoria de Obras e Planejamento (Dipop). A instalação dos novos laboratórios, a exemplo de Construção Civil, Mecânica dos Solos, Física e Hidráulica, ainda não tem prazo para ser concluída.

Novo Campus

O novo campus é dotado de três blocos com 12 salas de aula para até 50 alunos, 13 laboratórios, biblioteca, cantina, área de convivência e mais a área administrativa, que inclui, entre outras coisas, mini auditório, sala dos professores, departamento médico, setor financeiro e de apoio ao ensino. O terreno tem cerca de 55 mil m2, dos quais 5.597,65 m2 são de área construída. A estrutura tem capacidade para receber 1.200 estudantes, nos três turnos, o que irá mais que dobrar a capacidade atual. A inauguração deve ocorrer dentro de um mês.

Atualmente, o Campus Estância atende cerca de 800 alunos e conta com os cursos regulares de Eletrotécnica, turno manhã; Edificações (tarde e noite); Recursos Pesqueiros (tarde e noite); e Engenharia Civil (tarde) - o primeiro curso superior público do município e região Sul do estado. Além disso, são ofertados cursos sazonais do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), entre outros.

O campus surgiu em 2011 e passou a funcionar provisoriamente no prédio da antiga Escola de Comércio, doado na época pela Prefeitura Municipal. O curso pioneiro foi o de Eletrotécnica, seguido do de Edificações. O primeiro grande marco desse processo de interiorização da educação tecnológica, técnica e superior na região Sul foi a implantação do curso de Engenharia Civil, em 2014. A expectativa é que, com os investimentos do IFS, o município venha a se tornar um polo das engenharias no estado de Sergipe.

Endereço do novo Campus Estância:
Rua Café Filho, s/n, bairro Cidade Nova. Estância/SE. CEP: 49200-000.