Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Feira de Eletricidade do Campus Estância surpreende pela originalidade dos trabalhos
CIÊNCIA

Criado: Quinta, 02 de Fevereiro de 2017, 11h09 | Publicado: Quinta, 02 de Fevereiro de 2017, 11h09 | Última atualização em Quinta, 02 de Fevereiro de 2017, 11h30

Chamaram a atenção do público experimentos em áreas como energia renovável, automação e robótica

DSC 0275Experimentos originais desenvolvidos pelos alunos do primeiro período do curso de Eletrotécnica foram o destaque da Feira de Ensino de Eletricidade I do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância. O evento ocorreu no último dia 31 e cumpriu o objetivo de estimular a produção acadêmica, articular o conhecimento teórico ao prático e consolidar o processo de ensino-aprendizagem.

Quem circulou pelos stands montados na área da vivência do campus ficou surpreso com a qualidade dos trabalhos. Protótipos e aplicações diversas chamaram a atenção do público, a exemplo de gerador eólico usado para acender leads; rede elétrica feita a base de água sanitária e água potável; robô inteligente que desvia dos obstáculos; carregador de celular alimentado por pilha; e demonstração de automação residencial por infravermelho.DSC 0250

O organizador do evento, professor André Luís Canuto Duarte Melo, ficou satisfeito com o resultado da feira. “Os trabalhos saíram muito melhor do que o esperado e são resultado da dedicação e do talento dos alunos, que toparam o desafio mesmo ainda estando no primeiro período. Ficou aqui demonstrado topo o potencial deles. Iniciativas como essa provam que o aprendizado está muito além da sala de aula”, destacou.

Os estudantes usaram diversos recursos pedagógicos, como vídeos e banners, para apresentar seus experimentos.  Lucas Nascimento, 18, e Sidnei de Jesus Bezerra, 29, demonstraram o funcionamento de uma célula fotovoltaica para acionar um carrinho. “Quisemos conscientizar sobre a importância da energia solar, que é uma fonte limpa, renovável e disponível o ano inteiro no Brasil”, enfatizou Lucas.

DSC 0194Antônio Aldo Santos de Souza, 32, utilizou seus conhecimentos na área de programação para desenvolver um circuito elétrico com microcontrolador (conhecido como Arduino) para acionar semáforos e postes, que funcionavam com temporizador. “Quando o professor incentiva, a gente se sente desafiado e o resultado aparece.  Atividades como essa são indispensáveis para o aprendizado e para mostrar o nosso esforço em sala de aula”, ressaltou.

Público

A expressão curiosa e o interesse nas explicações revelaram o quanto o público ficou impressionado com o que viu. “É surpreendente como esses alunos conseguiram produzir trabalhos tão bons ainda estando no primeiro período. Isso serve de estímulo não só para eles, mas para todos nós que estudamos no IFS, afirmou Aretha Santos Oliveira, 18, do curso de Engenharia Civil.

A dona de casa Maria Inês do Santos levou toda a família para visitar a feira. “Viemos prestigiar o esforço do meu filho, que se dedicou muito e passou horas e horas no computador para dar o seu melhor. Estou muito orgulhosa e feliz, por que sei o quanto ele aprendeu e se esforçou. Todos os participantes estão de parabéns”, declarou.

Os trabalhos desenvolvidos levaram em conta as diferentes manifestações da disciplina Eletricidade I, de modo a valorizar a formulação de hipóteses, a compreensão do fenômeno estudado em sala de aula e a socialização dos conhecimentos. Os estudantes foram incentivados a aplicar diferentes recursos científicos e tecnológicos. Os experimentos integraram as áreas teórica e prática da Física, Automação, Programação e Eletricidade em geral.

Acompanhe a cobertura fotográfica completa aqui