Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância realiza ações de inclusão para receber alunos surdos
INCLUSÃO

Campus Estância realiza ações de inclusão para receber alunos surdos

Criado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2017, 11h06 | Publicado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2017, 11h06 | Última atualização em Sexta, 17 de Fevereiro de 2017, 11h47

Capacitação dos professores em Libras e conscientização da comunidade acadêmica são algumas das medidas adotadas

IMG 20170217 WA0018Com a aprovação dos primeiros alunos surdos no processo seletivo para os cursos integrados de Edificações e Eletrotécnica, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância tem priorizado as ações de inclusão. Desde o mês de janeiro os professores vêm passando por um treinamento na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Nesse primeiro módulo, a intenção é ensinar a comunicação básica e a interação em sala de aula com os intérpretes, que estão em fase de contratação.

O curso de Libras acontece até julho, tem uma carga horária de 40h e inclui conteúdo teórico e prático. As aulas ocorrem um sábado por mês e estão abertas para os demais servidores que queiram participar. A depender do interesse da turma, a meta é ofertar o módulo intermediário já no segundo semestre. Ano passado ocorreu um curso semelhante no campus que estabeleceu o contato inicial da comunidade acadêmica com a linguagem de sinais e abriu caminho para novas ações de capacitação.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) de Estância, a professora Aline de Jesus Sá, os professores estão tendo a oportunidade de aprender técnicas para que o aluno surdo acompanhe melhor a aula; como realizar um trabalho integrado com o intérprete e atender suas demandas específicas.  “Estamos buscando alternativas para nos tornarmos aptos a oferecer as melhores condições possíveis de inclusão”, ressaltou.

O treinamento foi viabilizado por meio de uma parceria com o intérprete da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Marcelo Calumbi, que se voluntariou a ministrar as aulas. A meta dele é sensibilizar as pessoas das comunidades interna e externa que, pela natureza das suas atividades, necessitem prestar atendimento aos surdos.  Serão recrutados atendentes de estabelecimentos como lanchonetes, restaurantes, xerox e servidores que atuam nas áreas de vigilância, biblioteca, registro escolar e assistência estudantil para se capacitarem em Libras.

Conscientização

Além do investimento em capacitação, também vêm sendo desenvolvidas ações mais abrangentes com o objetivo conscientizar a comunidade acadêmica sobre as necessidades específicas das pessoas com deficiência. Em outubro do ano passado foi realizada I Semana da Acessibilidade do IFS Estância. A programação incluiu palestras, apresentação teatral de vôlei sentado, oficinas de libra e de braile e oficina sobre o ensino de crianças cegas.

IMG 20170217 WA0019O seminário foi resultado de três meses de trabalho realizado por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais das áreas de educação, psicologia, serviço social, administração e comunicação. Essa mobilização inicial culminou com a formação de um grupo comprometido, no qual os integrantes tendem a se tornar multiplicadores das demandas das pessoas com deficiência e abriu caminho para que a comunidade acadêmica se mobilize para pensar os desafios cotidianos que a inclusão demanda.