Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância realiza evento Mulheres de Peso nesta quinta e sexta
INCLUSÃO

Campus Estância realiza evento Mulheres de Peso nesta quinta e sexta

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Terça, 28 de Março de 2017, 13h27 | Publicado: Terça, 28 de Março de 2017, 13h27

Programação inclui atividades culturais e de promoção à saúde, mesas de discussão sobre questões de gênero e um concurso de fotografias

Divulgacao do eventoO Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância irá comemorar o Dia Internacional da Mulher nesta quinta e sexta com o evento Mulheres de Peso. A programação inclui atividades culturais e de promoção à saúde, mesas de discussão sobre questões de gênero e um concurso de fotografias. A organização é uma parceria das Coordenadorias de Assistência Estudantil (Coae), Saúde Escolar (Cose) e Controle Discente e Docente (CCDD).

O evento será aberto no dia 30 de março, às 19h, com o espetáculo “Olhos de Fogo”, dirigido por Luiz Carlos Dussantus e encenado por Lidiane Nobre, da Cia Risocinico. Em seguida terá início a discussão do tema: “O empoderamento da mulher e a superação da violência: um olhar para os 10 anos da Lei Maria da Penha”. Paralelamente, acontecerá a mostra das fotografias selecionadas na votação realizada pelo Facebook, que ficarão disponíveis para a avaliação do júri e do público.

No dia 31, das 8h às 12h, alunos e servidores poderão se dirigir ao setor médico para fazer o teste rápido de HIV, sífilis e hepatite B e C. A ação terá o suporte do Centro de Testagem e Aconselhamento da Secretaria de Estado da Saúde. Nos turnos da manhã e da tarde haverá um stand educativo com orientações sobre saúde da mulher e distribuição de preservativos.

Às 13h30, a cantora Fernanda Azevedo, vencedora do concurso de músicas sobre a Lei Maria da Penha, interpretará a canção “Disque 180 - Chega de Violência contra a Mulher”. Logo depois, às 14h, haverá a mesa de discussão sobre “O protagonismo feminino na busca por igualdade de direitos: transpondo a invisibilidade”. O evento será encerrado com anúncio do resultado e da premiação do concurso de fotografia.

Concurso

O concurso de fotografia tem como tema “Mulheres de peso: nas indústrias, nas cozinhas, nos hospitais, nas ruas, nas fábricas, nos lares, nas manifestações, onde Elas quiserem”. O objetivo é estimular a reflexão sobre o papel reservado historicamente à mulher na sociedade, ressaltar a importância do protagonismo feminino e da igualdade de gênero e incentivar a expressão artística dos estudantes.

Os participantes puderam se inscrever nas modalidades individual ou grupo. A avaliação envolveu duas fases: votação virtual na página IFS - Campus Estância que selecionou 80% das fotos com maior número de curtidas; e votação dos estudantes e de um júri técnico por meio de uma urna que ficará depositada no local da mostra fotográfica.

Premiação

A votação levará em consideração os seguintes critérios: originalidade; adequação à mensagem que se pretende transmitir; criatividade; qualidade da fotografia; contribuição da obra para o fortalecimento do tema; emoção captada pela foto. Serão premiadas três fotos vencedoras, sendo duas escolhidas por votação dos estudantes e uma por votação do júri técnico.

Os autores das fotografias vencedoras receberão o prêmio de R$ 300,00 para cada inscrição, seja na modalidade em grupo ou individual. O júri técnico atribuirá menção honrosa para os vencedores de cada um dos critérios avaliados no regulamento. Todos os inscritos receberão certificados de participação.

Organização

Todo o planejamento e execução da programação ficou a cargo da Comissão Organizadora, que envolveu uma equipe multidisciplinar formada por profissionais das áreas de psicologia, serviço social, enfermagem e educação. O evento conta com o apoio do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, seção Sergipe (Sinasefe/SE), das empresas Bombom e Sulgipe, do grupo Nossa Senhora da Conceição e da vice-prefeita de Estância, Adriana Leite.

A coordenadora da Cose, a enfermeira Maria Ilda Alves, considerou gratificante a experiência de participar da comissão organizadora. "Foi uma atividade prazerosa unir esforços para promover esse debate em torno do empoderamento feminino e promover ações de saúde da mulher. Conquistamos inúmeros avanços nos últimos anos, mas ainda há resquícios da desigualdade nas relações de gênero e temos muito a conquistar ainda", destacou.