Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância realiza ciclo de palestras sobre drogas
CIDADANIA

Campus Estância realiza ciclo de palestras sobre drogas

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Quarta, 31 de Mai de 2017, 12h29 | Publicado: Quarta, 31 de Mai de 2017, 12h29

Objetivo foi conscientizar os alunos sobre os riscos à saúde e os impactos sociais do consumo de substâncias ilícitas

policiaO Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância realizou um ciclo de palestras sobre prevenção ao uso de drogas para 240 alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. O objetivo foi conscientizar os adolescentes sobre os riscos à saúde e os impactos sociais do consumo de substâncias ilícitas.

A atividade ocorreu no turno da manhã, nos dias 8, 10 e 12 de maio. Estão sendo programadas outras palestras nos turnos da tarde e da noite. A meta é que todos os estudantes do integrado, que têm entre 15 e 18 anos, sejam conscientizados sobre o assunto.

A palestra foi ministrada pelo Agente da Polícia Federal (APF) Cavalcante, que utilizou vídeos com reportagens veiculadas na grande mídia sobre a degradação provocada pelas drogas na vida do viciado e a família. O foco central foi mostrar não só o sofrimento de quem é dependente químico, mas os impactos sobre a família, amigos e a sociedade como um todo.

“A receptividade dos alunos foi excelente. Passamos o conteúdo técnico sobre as drogas e mostramos que o Brasil é um dos países no mundo onde há mais disponibilidade de drogas, o que facilita muito o acesso. A curiosidade, a pressão de grupos e essa disponibilidade fazem o consumo aumentar”, explicou.

Conscientização

Os alunos consideraram proveitosa a oportunidade de discutir um assunto que tem impacto grande na vida de milhares de jovens. “Aprendi muito e fiquei sabendo de várias coisas que eu não sabia, como, por exemplo, que a maconha é mais cancerígena do que o cigarro”, ressaltou Arthur José Jesus Bispo, 18 anos, do curso de Edificações.

Para Sara Lorrany dos Santos Reis, 16 anos, do curso de Edificações, as palestram ampliaram sua visão sobre o perigo das drogas. “A gente conheceu o lado do viciado, entendeu melhor como as drogas prejudicam a nossa vida e passou a ter mais noção do quanto as más amizades podem nos influenciar negativamente”, afirmou.

Segundo a diretora do IFS - Campus Estância, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, um dos papéis de uma instituição de ensino é formar cidadãos conscientes e atuantes. “Temos compromisso com uma educação pública de qualidade que vá além de sala de aula e discuta temas transversais que têm reflexo no bem-estar do estudante e da família”, destacou.