Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Forró Federal do Campus Estância valoriza a tradição junina
São João

Forró Federal do Campus Estância valoriza a tradição junina

Criado: Quarta, 28 de Junho de 2017, 10h34 | Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2017, 10h34 | Última atualização em Quarta, 28 de Junho de 2017, 14h05

Programação contou com apresentações culturais, quadrilha improvisada, exibição do barco de fogo e de espadas

DSC 0043O IFS – Campus Estância se transformou num imenso arraial para manter acesa a mais autêntica tradição junina. Enquanto o barco de fogo e as espadas rasgavam o céu com seu brilho incandescente, a zabumba, o triangulo e a sanfona contagiavam servidores, familiares e alunos que fizeram da 7ª edição do Forró Federal uma das mais animadas de todos os tempos.

forroA programação contou ainda com a apresentação da Batucada de Estância, do trio pé de serra Xoxotear, da banda Luciana Linhares e de uma quadrilha improvisada. Os estudantes do segundo ano do curso integrado de Edificações montaram uma barraca de comidas típicas com o objetivo de arrecadar fundos para a formatura e garantiram os momentos mais saborosos do forró.

forro2Para que a festa estivesse à altura da tradição do São João de Estância, município conhecido nacionalmente pela tradição dos fogueteiros e palco de um dos maiores festejos de Sergipe, não poderia faltar a tradicional exibição do barco de fogo e das espadas. A beleza e a plasticidade dos fogos de artifício encantaram o público, que assistiu ao espetáculo de cores e luz com um misto de entusiasmo e curiosidade.

forro7O espetáculo contagiou especialmente as crianças e os servidores de outros estados que tiveram contato com os tradicionais fogos do município pela primeira vez. Desde quando ingressou no IFS em 2015, o geógrafo e assistente de aluno Guthierre Ferreira fica tão empolgado com as espadas que se arrisca a soltá-las, sob a supervisão de quem já é experiente no assunto. “É emocionante demais!”, definiu.

Quem também não perde uma edição do Forró Federal é o contador Bruno Santana, que interrompeu as férias só para curtir o arrasta-pé no arraial mais animado do IFS. “Misturar forró com a melhor equipe de trabalho só poderia dar esse resultado: uma festa contagiante, cheia de tradições e cultura! Comemorar essas datas tradicionais é uma oportunidade de estreitar os laços da comunidade acadêmica”, afirmou.

forro8Estanciana e amante do São João, a secretária da Coordenadoria de Administração (CAM), Shara Gabriella de Souza Oliveira, ficou encantada com o colorido e a alegria da festa. “O envolvimento dos funcionários foi primordial para que o evento tenha sido tão lindo. Foi visto nessa noite batucada, quadrilha improvisada, o barco de fogo e a apresentação das espadas, valorizando a tradição e cultura do meu lindo município Estância. Foi uma noite muito feliz, de muita diversão e confraternização”, elogiou.

O estudante Vinícios Almeida Asevedo, 17, do curso integrado de Aquicultura, participou pela primeira vez do Forró Federal e já adiantou que é preseça confirmada nos próximos anos. "Nas escolas que estudei também tinha forró, mas nenhum se compara ao do IFS. Aqui a festa é muito mais aniamda e organizada, com direito a banda, barco de fogo e tudo mais. Ano que vem eu não perco!", garantiu.

Reconhecimento

Cada detalhe foi planejado com esmero pela comissão organizadora. Além de uma programação diversificada, chamou a atenção a beleza da decoração, repleta de bandeirinhas, chita, balões, luminárias e utensílios de palha. Diante de uma festa produzida com tanto afinco, o resultado não poderia ser diferente: o IFS – Campus Estância ficou em terceiro lugar no concurso das escolas mais arrumadas e animadas, promovido pela Prefeitura Municipal.

⁠A diretora do campus, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, fez questão de reconhecer o empenho da comissão organizadora e a participação entusiasmada da comunidade. “Vocês são uma verdadeira constelação! Sem esse apoio, não seria possível concretizar a magia do nosso Forró Federal. Parabéns também ao nosso melhor público: professores, servidores administrativos, colaboradores terceirizados, alunos e convidados que participaram com muita alegria, dando cores e vida à festa”, declarou.

reitor ruthPrestigiaram o São João do Campus Estância o reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Ruth Sales, acompanhados por uma comitiva da Reitoria; o secretário de Cultura e Desposto, Carlos Menezes de Souza Júnior, que é assessor pedagógico do instituto cedido ao município; além de servidores, familiares e alunos.