Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Comunidade do Campus Estância participa de oficina de produção audiovisual
EDUCOMUNICAÇÃO

Comunidade do Campus Estância participa de oficina de produção audiovisual

Criado: Sexta, 28 de Julho de 2017, 10h57 | Publicado: Sexta, 28 de Julho de 2017, 10h57 | Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2017, 16h08

Atividade faz parte do projeto Cinema e Educação, que tem o objetivo de usar o cinema para estimular a construção de conhecimentos

IMG 4938Linguagem cinematográfica, história do cinema, roteiro, enquadramentos e técnicas de áudio foram alguns dos conteúdos abordados na Oficina de Produção Audiovisual do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância. A iniciativa foi direcionada a alunos e servidores que buscam novas formas de expressão para produzir conhecimento e promover a transformação social.

DSC 0583Desenvolvido pelo técnico em Audiovisual, Thiago Rodrigo Santos Souza, e pela técnica em Secretariado, Cyndi Moura Guimarães, o projeto nasceu com o objetivo de abordar o cinema como atividade essencial para a socialização e a inserção no mundo da cultura. A meta é conscientizar a comunidade acadêmica quanto a importância da produção cinematográfica para a construção de conhecimentos.

WhatsApp Image 2017 11 06 at 11.56.20Os participantes foram capacitados a compreender e produzir mídias audiovisuais, de modo a tornarem-se produtores e espectadores reflexivos e críticos. As aulas teóricas aconteceram em julho no Laboratório 1 e a parte prática envolveu entrevistas e filmagens em locações internas e externas ao campus, com posterior edição de vídeo, concluído em outubro. O grande destaque foi a motivação e a dedicação dos participantes, que apresentaram um rendimento acima das expectativas iniciais dos facilitadores envolvidos nas oficinas e na produção do documentário.

Empolgação

IMG 5021“Sempre gostei da área de artes e meu interesse maior sempre foi por música, cinema e designe. Quando fiquei sabendo do projeto, não pensei duas vezes e me inscrevi. A oficina foi além do que eu esperava. Fiquei fascinada em ampliar minha visão cinematográfica, conhecer as técnicas e desenvolver meu olhar”, afirmou Luana Dias da Paz, 19 anos, do curso de Engenharia Civil.

A empolgação foi tamanha que há quem planeje se profissionalizar na área. O técnico em Administração, Erlito dos Santos Júnior, ficou especialmente interessado pela fotografia e pretende fazer novos cursos para atuar profissionalmente. “É interessante observar e documentar a realidade para poder apresentar a quem está de fora. Gostei muito de poder entender mais sobre foco, enquadramento e técnicas de manuseio da câmara. Hoje eu analiso as fotos e observo detalhes que antes não percebia”, relatou.

As oficinas foram ministradas por Thiago Souza, com o auxílio do produtor de vídeo, realizador cultural e estudante de Audiovisual da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Marcos Melo, e do fotógrafo Matheus Lopes. “É a primeira vez que trabalho com educação e tive um retorno muito grande dos alunos. Eles entenderam o olhar cinematográfico e, com certeza, isso vai se refletir na forma de captar e editar as imagens, de posicionar a câmara e dialogar com o entrevistado”, enfatizou.

DSC 0051Para Thiago Souza, a experiência tem sido gratificante. “Iniciei sem grandes expectativas, mas a medida que fui conhecendo o perfil dos alunos e percebendo o interesse deles, vi que o resultado foi bem acima do esperado. Estou muito satisfeito em poder ver as pessoas se identificando e buscando até seguir na carreira. Gratifica ter a oportunidade de dar uma direção para esses jovens que buscam progredir e aprender”, ressaltou.

Confira o resultado da oficina: