Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância conclui curso de robótica para alunos da rede pública
Início do conteúdo da página
EXTENSÃO

Campus Estância conclui curso de robótica para alunos da rede pública

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Quinta, 23 de Novembro de 2017, 10h00 | Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2017, 10h00

DSC 0911Ano que vem serão abertas novas turmas e ofertado um curso de informática. Iniciativa faz parte da parceria entre o IFS e a prefeitura

O Curso Introdutório de Robótica ofertado pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância para os alunos do 9° ano da rede pública de ensino foi concluído e ano que vem serão abertas novas turmas, nos níveis iniciante e intermediário. A iniciativa faz parte da parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Desporto que tem o objetivo de ampliar projetos de extensão bem-sucedidos nas áreas de ciência, tecnologia e cultura, assim como promover o intercâmbio entre a comunidade acadêmica e a juventude estanciana.

As aulas começaram no mês de maio e ocorreram nas instalações do campus, no laboratório de informática. No módulo inicial, os estudantes aprenderam lógica de programação e programação para futebol de robô na linguagem Lingo, totalizando uma carga horária de 40h. A expectativa é que a turma dê sequência aos estudos participando dos próximos módulos e que novos alunos da rede pública se interessem em ter um contato inicial com a robótica.

DSC 0137A experiência está sendo bem-sucedida. No mês passado, a equipe formada pelos alunos do curso foi classificada e teve uma participação competitiva no IV Campeonato Sergipano de Futebol de Robôs por Simulação, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Robótica da Universidade Federal de Sergipe (GPR/UFS). Na competição, as equipes do IFS – Campus Estância varreram todas as premiações e ficaram com os três primeiros lugares.

DSC 0657O IFS também vai ofertar no próximo ano um curso de informática para 40 alunos da rede municipal. Segundo o idealizador do curso e coordenador do laboratório de robótica, professor Roberto Macena, a parceria com a prefeitura é uma forma de melhorar a divulgação o instituto na rede pública de ensino. “Dessa forma, nossos processos seletivos tornam-se mais concorridos e com maior participação dos jovens locais. Além disso, cumprimos nossa função social de incluir pela educação”, afirmou.

DSC 0628Com essa oportunidade, os estudantes vislumbram se qualificar e ter mais chances no mercado de trabalho. “O futuro do mundo está na área de tecnologia. Gosto de ver as coisas acontecerem, entender como funcionam e fazer elas funcionarem, por isso as aulas foram muito interessantes e produtivas”, destacou Lucas Batista, 14, da Escola Estadual Walter Franco.

 “O IFS é uma grande instituição. Firmar estas parcerias sinalizam o fortalecimento de políticas públicas mais eficazes para a juventude estanciana. Todos têm a ganhar. Parabéns à gestão do campus Estância por ser visionária e empreendedora”, ressaltou o secretário de Cultura e Desposto, Carlos Menezes de Souza Júnior, que é assessor pedagógico do instituto cedido ao município e idealizador do Show de Talentos.

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57