Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Alunos de EaD fazem visita técnica a pontos turísticos de Estância
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Alunos de EaD fazem visita técnica a pontos turísticos de Estância

Criado: Segunda, 29 de Janeiro de 2018, 14h08 | Publicado: Segunda, 29 de Janeiro de 2018, 14h08 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2018, 10h38

Objetivo da aula de campo foi capacitar os futuros profissionais nas atividades de acolhimento e recepção de grupos turísticos

DSC 0050As turmas do curso técnico de Guia de Turismo na modalidade Educação a Distância do polo Estância (Médio TEC EaD/IFS) participaram de uma visita técnica aos principais pontos turísticos do município, nos dias 16 e 17 de janeiro. O objetivo foi capacitar os futuros profissionais nas atividades de acolhimento e recepção de grupos turísticos, de modo a articular a teoria com a prática tendo como base a interdisciplinaridade.

Ao todo, 47 alunos participaram do city tour por locais como a praça Barão do Rio Branco e a Catedral, que integram o casario histórico do Centro da Cidade; o complexo do Porto da Areia, onde estão situados o Cristo e a tradição dos fogueteiros que iluminam o São João; a comunidade pesqueira de Porto do Mato, a praia do Abaís e a ponte Gilberto Amado, que liga Aracaju ao litoral Sul de Sergipe.

DSC 0107Segundo a professora mediadora presencial do curso, Letícia Menezes Santos, a atividade proporcionou aos estudantes a oportunidade praticar os conteúdos ensinados em sala de aula e conhecer a realidade vivenciada no seu cotidiano profissional. “Os alunos tiveram a oportunidade de ver na prática os novos conhecimentos adquiridos, além de entender a importância das manifestações culturais e das áreas naturais de uma comunidade local e sua preservação para a atividade turística local”, destacou.

DSC 0162Para subsidiar o city tour, foi realizado um levantamento em sala de aula sobre os principais atrativos e espaços turísticos de Estância, a exemplo das praias do Saco e das Dunas, da Lagoa Azul, dos festejos juninos e da tradição do barco de fogo, do conjunto arquitetônico, dos estancianos ilustres e da gastronomia. A atividade integra a disciplina Prática Profissional para Guiamento I e foi acompanhada pelo coordenador de polo EaD Estância, Maurício Lourenço R. da Silva.

“Essa pesquisa atrelada à visita técnica contribuiu para que o aluno enxergasse o seu espaço cotidiano com um outro olhar, o de um profissional de guia de turismo que visa atender as necessidades do turista, ou seja, recepcionar, guiar e apresentar os aspectos históricos, geográficos, gastronômicos, culturais e naturais do município visitado”, explicou a professora Letícia Santos.

Os estudantes consideraram a aula prática fundamental para a melhoraria do aproveitamento da disciplina e passaram valorizar ainda mais a cidade onde vivem. “Foi muito enriquecedor, por que a maioria de nós nunca parou para observar o potencial turístico de Estância. O casario histórico, por exemplo, a gente sempre passava por lá e não valorizava. Está todo mundo tão interessado pelo curso que não perde mais uma aula presencial”, afirmou Ruan Oliveira dos Santos, 17 anos.

Carlos Daniel Oliveira da Silva, 16 anos, partilha da mesma opinião. “A visita técnica foi uma experiência e tanto. Aprendemos várias coisas muito legais, como nossa história e nossa cultura, além de coisas que desconhecíamos. O city tour também proporcionou um conhecimento prático de tudo aquilo que estamos aprendendo no curso, sendo assim de fundamental importância para a nossa formação”, pontuou.

Sobre o curso

O curso técnico de Guia de Turismo, iniciado em setembro do ano passado, vai até junho de 2018 e integra a nova modalidade de Educação a Distância do governo em que o estudante da rede pública estadual cursa o ensino técnico no instituto federal do seu estado de forma concomitante. Avaliação do Sindicato de Guias de Turismo de Sergipe (Singtur/SE) aponta a carência de profissionais capacitados no mercado local, o que mostra o quanto esse curso pode contribuir com o desenvolvimento do turismo na região Sul.