Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância lança projeto para os concluintes do ensino médio integrado
Início do conteúdo da página
ASSISTÊNCIA

Campus Estância lança projeto para os concluintes do ensino médio integrado

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Quinta, 21 de Junho de 2018, 11h40

DSC 0257Objetivo é oferecer suporte emocional e intelectual para que os alunos possam escolher seu projeto de vida ao concluírem o curso

Oferecer suporte emocional e intelectual para que os alunos do ensino médio integrado possam escolher seu projeto de vida e planejar o futuro na fase de conclusão do curso. Esse é o objetivo do Projeto Influir: concluintes em foco desenvolvido pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância. Entre as ações previstas estão palestras, roda de conversas, técnicas de relaxamento, exibição de filmes e visita à universidade.

O projeto foi pensado pela equipe da Assessoria Pedagógica (Asped) e da Coordenadoria de Assistência Estudantil (Coae) em virtude das demandas que chegaram a equipe técnica pedagógica no decorrer do acompanhamento realizado com as turmas concluintes. “Buscamos desenvolver ações que auxiliem esses estudantes, entendendo que o momento da passagem do ensino médio assinala mudanças críticas na vida dos adolescentes, traz incertezas e inseguranças”, informou a pedagoga Shirleyde Dias do Nascimento.

Segundo Shirleyde, na adolescência fatores como pressões sociais podem afetar, em maior ou menor grau, o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social dos alunos. “O conjunto de pressões sociais contribui para o aprofundamento da ansiedade, que, em muitos casos, ultrapassa os limites da normalidade e pode prejudicar o desempenho do estudante durante o próprio percurso do ensino médio, bem como no desenvolvimento de sua vida”, ressaltou.

Palestra

DSC 0254A primeira atividade do projeto foi a palestra motivacional com empresário surdo Breno Nunes de Oliveira, da Il Sordo Gelateria, que falou da sua história de superação. Ele fez uma explanação que proporcionou espaços de fala e reflexão sobre o momento de conclusão de um ciclo importante na vida dos alunos, a partir de suas experiências pessoais.

Breno Nunes levantou questões importantes sobre como criar oportunidades e mostrou que um cidadão surdo pode ser um empreendedor bem-sucedido. “Para alcançarmos nossos objetivos é necessário ter foco, ter uma boa ideia e um planejamento adequado para que seu empreendimento dê certo. Todos nós somos capazes”, pontuou.

A palestra ocorreu dia 11 de junho e reuniu as turmas de Edificações e Eletrotécnica, que fazem parte da primeira oferta do ensino médio integrado no campus, em 2015. Também participaram a diretora do campus, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, a intérprete do IFS, Ramoniele dos Santos, a intérprete do palestrante, Angélica, a equipe da Assessoria Pedagógica (Asped), a psicóloga Manuela Vilanova e a assistente social Adriana Lisboa.

Os alunos consideraram o momento proveitoso e motivador. "Foi muito interessante ouvir a fala de Breno. Ele mostrou pra gente que não foi fácil, mas nem por isso desistiu. Aqui no IFS o ensino é puxado, mas se chegamos até aqui temos como conseguir. Apesar das dificuldades, todos nós podemos vencer", afirmou Larissa Maria dos Anjos Santos, 17 anos, do curso de Edificações.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57