Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância conquista duas medalhas na etapa estadual da OBR
ROBÓTICA

Campus Estância conquista duas medalhas na etapa estadual da OBR

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Publicado: Quinta, 09 de Agosto de 2018, 12h46 | Última atualização em Quinta, 09 de Agosto de 2018, 15h32

02A equipe IFdistancia ganhou como Melhor Escola Pública e a equipe IFSmart levou a medalha Robustez

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância conquistou duas medalhas na etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR/2018). A equipe IFdistancia ganhou como Melhor Escola Pública e a equipe IFSmart levou a medalha Robustez. A competição, sediada no IFS pelo quarto ano consecutivo, reuniu 350 alunos e foi a seletiva para etapa nacional, a ser realizada de 6 a 9 de novembro em João Pessoa, na Paraíba.

01A preparação dos estudantes envolveu o trabalho conjunto dos professores do curso de Eletrotécnica (Diego Déda Gonçalves Brito Cruz, Roberto da Silva Macena, Phillipe Cardoso Santos e Matheus Canuto) e do professor de Informática, Raphael Pereira de Oliveira. “Essas vitórias tiveram várias pessoas envolvidas. O brilho dos alunos e o empenho dos professores foram peças chaves para a conquista”, destacou Raphael Oliveira.

Não é a primeira vez que o IFS - Campus Estância é destaque em competições de robótica. Em 2017, o campus levou o bicampeonato do IV Campeonato Sergipano de Futebol de Robôs por Simulação, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Robótica da Universidade Federal de Sergipe (GPR/UFS). Como se não bastasse a segunda vitória consecutiva, ficou também com o segundo e o terceiro lugares.

Sobre a OBR

03A OBR está inserida no calendário anual de eventos de milhares de escolas do país e busca estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A olimpíada destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

O evento possui modalidades prática e teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu quanto ao que já tem contato com a robótica, um ramo da educação que engloba computação aplicada. A etapa estadual ocorreu no ginásio de esportes do Campus Aracaju, de 31 de julho a 2 de agosto. A OBR nasceu em 2006 e é considerada o maior evento de robótica da América Latina. As equipes vencedoras se classificam para a competição mundial, a RoboCup.