Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância realiza campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Campus Estância realiza campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Publicado: Quinta, 25 de Outubro de 2018, 12h28

1Comunidade escolar vem sendo conscientizada sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce na redução da mortalidade

Prevenção é a palavra que circula nos corredores e salas de aula do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância. Alunos e servidores vêm sendo conscientizados sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de próstata durante o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Nesses meses instituições públicas e privadas se unem para alertar à população quanto à gravidade dessas doenças, que estão entre as que mais matam homens e mulheres no país.

2A Coordenadoria de Saúde Escolar (Cose) vem ao longo do mês de outubro realizando uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama, que incluiu panfletagem com material educativo, conversas com os estudantes e distribuição de laços na cor rosa usados no peito. O trabalho vai se repetir em novembro, com foco no câncer de próstata. Os estudantes estão sendo orientados a levar as informações sobre prevenção para seus pais e familiares, que estão dentro da faixa etária mais atingida pelo câncer.

Além disso, um grupo de alunos se voluntariou como modelo para a campanha nas mídias sociais e participou de uma sessão de fotos usando as cores rosa e azul. “Eu fiquei muito orgulhosa em poder participar e incentivar as pessoas a se prevenir, se cuidar, pensar mais na saúde. Com uma simples prevenção, é possível evitar muito sofrimento e até a morte”, afirmou Weslaine Keila Maria Santos Costa, 18 anos, do curso de Edificações na modalidade integrado.

Segundo a enfermeira e coordenadora da Cose, Maria Ilda Alves, a área de saúde no ambiente escolar vai além do papel curativo. “Nossa missão é disseminar as informações e contribuir com a formação integral do aluno, de modo a formar cidadãos. Por isso, devemos priorizar na escola as ações de conscientização e prevenção”, ressaltou.

Prevenção

3O movimento conhecido como Outubro Rosa surgiu na década de 1990 nos EUA e se espalhou por todo o mundo com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama, a doença que mais mata mulheres no mundo. A data é celebrada anualmente para compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Para a prevenção, é necessário que as mulheres pratiquem o autoexame e, entre os 50 e 69 anos, façam a mamografia a cada dois anos, segundo a recomendação do Ministério da Saúde. No entanto, entidades como a Sociedade Brasileira de Mastologia recomendam o exame de mamografia seja feito antes, em mulheres a partir de 40 anos e com periodicidade anual.

4O Novembro Azul também é um movimento internacional que busca a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, a causa de morte de 28,6% da população masculina. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Está comprovado que uma dieta com menos gordura, principalmente as de origem animal, e rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais ajuda a diminuir o risco de câncer de próstata. Também é recomendável fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar. Os homens devem começar a fazer os exames preventivos a partir dos 50 anos.