Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância realiza concurso artístico para comemorar Dia da Mulher
GÊNERO

Campus Estância realiza concurso artístico para comemorar Dia da Mulher

Publicado: Terça, 26 de Fevereiro de 2019, 12h48

CARTAZ CONCURSO JUDITEMELOObjetivo é valorizar a cultura local e fomentar a reflexão de temas como violência doméstica e sexual, triplhas jornadas e discriminação no trabalho.

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância vai realizar no mês de março o concurso Judite Melo, que integra a programação do evento Mulheres de Peso alusivo ao Dia Internacional da Mulher. O objetivo é incentivar a expressão artística dos estudantes, valorizar a cultura local e fomentar a reflexão sobre questões como: conquistas femininas nos dois últimos séculos e desafios no século XXI: triplas jornadas, violência sexual e doméstica, discriminação no trabalho e no cotidiano e conciliação de diversos papéis.CARTAZ Programacao Mulheres de Peso

Com o tema ‘Mulheres na cidade: novas conquistas e grandes desafios’, o concurso irá abranger as modalidades desenho artístico (com base em lápis grafite); desenho grafite (com base em spray), bricolagem (montagem com colagens, textos, desenhos, pintura etc.) e fotografia (preto e branco ou colorida, tamanho 20X25). As inscrições estão abertas de 26 de fevereiro até 21 de março e podem ser feitas na Assessoria Pedagógica (Asped), Coordenadoria de Assistência Estudantil (Coae) ou na Coordenadoria de Saúde Escolar (Cose), em horário comercial.

Podem se inscrever alunos com matrícula ativa, exceto artistas profissionais. Menores de 18 anos precisarão da autorização dos pais ou responsáveis. Para participar é preciso preencher a ficha de inscrição e apresentar declaração de cessão de uso do trabalho (anexos no regulamento). Os trabalhos deverão retratar o dia-a-dia das mulheres moradoras ou pertencentes à comunidade do Bairro Cidade Nova, onde o campus está localizado.

A apresentação será no suporte papel/folha A3 (para desenhos e bricolagem) e a fotografia deve ser impressa e em formato digital (CD, DVD, pendrive ou envio por e-mail). Cada concorrente poderá participar com, no máximo, dois trabalhos e apenas um poderá ser selecionado para o conjunto dos quatro trabalhos classificados. Os critérios de avaliação são: originalidade; adequação à mensagem que se pretende transmitir; criatividade; qualidade; pertinência para o fortalecimento do tema; emoção captada.

Votação

A escolha dos vencedores será por votação presencial dos estudantes e dos servidores do Campus Estância dos quadros efetivo e terceirizado, realizada no dia 27 de março, nos horários das 08h30 às 11h30, das 13h30 às 16h30 e das 18h30 às 21h. A urna ficará disponível no espaço da exposição e a votação será organizada por um servidor competente. Os resultados serão divulgados no evento Projeto Mulheres de Peso, no dia 29 de março.

Os quatro trabalhos classificados serão premiados com uma mochila. Todos os participantes receberão certificados de participação. Está proibida a inscrição de trabalhos com conteúdo promocional, político-partidário, de caráter ofensivo, discriminatório, com conteúdo sexual explícito, com sugestão de atividade ilegal ou que incentive agressão contra pessoas, animais ou meio ambiente.

Judite Melo

Natural de Estância e moradora do bairro Cidade Nova, Judite Melo é uma artista plástica autodidata que há mais de 50 anos se dedica a produzir esculturas em argila no estilo barroco com ênfase em imagens sacras famosas em todo o país. Muitas das suas peças circulam no exterior. A escultora iniciou seus trabalhos em 1963, quando estava grávida de seu primeiro filho, ao tentar consertar uma imagem do menino Jesus quebrada para fazer um Presépio de Natal.

CONFIRA O REGULAMENTO: REGULAMENTO_Concurso_Judite_Melo