Página inicial > Últimas Notícias > Estância > IFS, UFS e UERJ promovem seminário sobre História e Historiografia da América Latina Contemporânea
EXTENSÃO

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Publicado: Terça, 28 de Mai de 2019, 11h31

CUBAEvento se propõe a apresentar à comunidade os principais debates historiográficos sobre temas de grande relevância para a história latino-americana.

A análise de acontecimentos-chave da História Contemporânea da América Latina é a temática do seminário realizado pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância, em parceria com o Grupo de Estudo do Tempo Presente da Universidade Federal de Sergipe (GET/UFS/CNPq) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A programação vai de 28 a 31 de maio e inclui palestras, debates, workshop, oficinas, lançamento de livro e atividade cultural.

O objetivo é apresentar à comunidade sergipana os principais debates historiográficos produzidos ao longo das últimas décadas sobre temas de grande relevância para a história latino-americana. Além disso, o seminário se propõe a despertar o interesse dos alunos do IFS e da UFS pelo estudo da história da América Latina e contribuir para a formação de professores e estudantes das redes pública e privada de ensino.

O evento, coordenado por um grupo de docentes do IFS, UFS e UERJ, é financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) e ocorre no auditório do Centro de Pós-Graduação do IFS. O encerramento, no dia 31, acontece no Campus Estância, localizado da região Sul do estado, e contará com a oficina ‘A Revolução Cubana em livros didáticos brasileiros e cubanos’ e a apresentação da Salva de São João da cidade.

A meta da comissão organizadora é promover entre os estudantes da UFS, os cursos de ensino médio técnico e de graduação do IFS e os professores de ensino médio e fundamental das redes pública e privada de Sergipe o interesse pelo estudo de temas relacionados à história da América Latina.

Pesquisa

O seminário irá oportunizar aos professores e pesquisadores do IFS e do Grupo de Estudos do Tempo Presente da UFS integrarem-se a importantes grupos de pesquisa das universidades do Rio de Janeiro (UFF, UFRRJ e UERJ) que estudam a história latino-americana. “Acreditamos que isso proporcionará aos docentes e discentes do IFS e da UFS um maior impulso às suas atividades de pesquisa e um maior reconhecimento em nível nacional”, afirmou o professor da UERJ, Rafael Araujo, da comissão organizadora.

Integram a programação as mesas-redondas: Ecos, dilemas e embates na História e na Historiografia da América Latina; Teoria da Imagem e História: por uma interpretação das fotografias da América Latina nos livros didáticos; Fontes para a História: construção do conhecimento histórico e possibilidades de abordagens; Literatura, narrativas e processos históricos; Inteligência norte-americana e a Crise dos Mísseis de 1962; Narrativas históricas e suas apropriações nos séculos XX e XXI e A História da América Latina em livros didáticos brasileiros e cubanos.

O workshop abordará o tema Literatura caribenha no século XX. Durante o evento, será lançado o livro Olhares sobre a Revolução Cubana, organizado por Rafael Pinheiro de Araujo, em parceria com os professores Jean Rodrigues Sales (UFRRJ), Ricardo Mendes (UERJ) e Tiago Silva (IFS) e publicado pela Editora do IFS (EDIFS). A obra analisa os aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais da Revolução Cubana e os seus impactos na América Latina.

Programação_Historiografia e História da América Latina