Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Alunos do Campus Estância apresentam projetos e experimentos em praça pública

Alunos do Campus Estância apresentam projetos e experimentos em praça pública

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2019, 12h00

feira 04Exposição ocorreu durante a Feira de Cultura e Arte, evento tradicional do calendário junino do município

Com a missão de transpor os muros da escola e levar o conhecimento para a rua, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância participou nos dias 2 e 3 de junho da Feira de Cultura e Arte (Fecultart), tradicional evento do calendário junino do município. Alunos, professores e servidores apresentaram à sociedade uma amostra da produção acadêmica nas áreas de pesquisa, ensino e extensão e despertaram em milhares de jovens o desejo de estudar na instituição.

feira 02Quem visitou o estande do IFS na praça Barão do Rio Branco ficou impressionado com o que viu. Olhos curiosos e ouvidos atentos prestavam atenção a cada detalhe. Crianças, adolescentes e adultos faziam perguntas e não conseguiam esconder a euforia diante de robôs, foguetes e experimentos diversos, que pareciam ganhar vida durante as demonstrações. Muitas pessoas que por ali passaram tiveram pela primeira vez na vida contato com equipamentos como o microscópio, usados nas aulas práticas e nos laboratórios do campus.

feira 03A experiência foi marcante não só para a comunidade, mas para os alunos. “As crianças não paravam de perguntar, observavam tudo e muitas ficaram emocionadas. Fizeram muito sucesso os robôs que nós programamos para andar e desviar de objetos sobre linhas montadas num circuito. Foi muito gratificante ver o interesse e a realização das pessoas pelo nosso trabalho”, relatou Carlos Samuel Costa dos Santos, 18 anos, do curso de Aquicultura na modalidade integrado (ensino médio e técnico juntos).

A estudante Clécia Camila Tavares, 9 anos, da Escola Municipal Maria Isabel, confidenciou que vários dos seus colegas de turma sonham em estudar no Instituto Federal para poder participar de projetos e atividades como os que foram exibidos na praça. A menina, que durante o evento se apresentou na Batucada do Porto da Areia, gostou especialmente dos foguetes e dos vídeos. “Foi tudo muito legal. O IFS é uma escola muito boa e tem muita gente que eu conheço que sonha em estudar lá”, contou.

Para o professor Raphael Pereira de Oliveira, coordenador de Pesquisa e Extensão (Copex) do IFS – Campus Estância, a participação na Fecultart superou as expectativas. “Esse foi um excelente momento para compartilhar um pouco dos projetos desenvolvidos no IFS com comunidade estanciana. Servidores e alunos levaram para o evento projetos nos quais a comunidade pode interagir, perguntar e conhecer um pouco mais sobre o IFS e sua relevância para a educação e a ciência na região Sul do estado”, avaliou.

feira 01O estande contou com exposição de fotos e gravuras desenvolvidas pelos alunos do Projeto Mulheres de Peso em homenagem à artesã estanciana Judite Melo; apresentação de vídeos institucionais; demonstração da cadeira de roda motorizada controlada pelo celular, do lançador de bolinhas para tênis de mesa, dos robôs de lego programados para desviar obstáculos, de foguetes feitos de garrafa pet premiados na Mostra Brasileira de Foguetes e de microscópio usado para a análise de tipagem sanguínea; além da realização de teste de tipo sanguíneo.

Sobre a Fecultart

A Fecultart integra a programação junina do município de Estância, que realiza um dos maiores festejos do país. Com o tema "Mulher nordestina: retalhos culturais da alma feminina", esta edição buscou enaltecer a mulher brasileira que, mesmo no século XXI, ainda sofre discriminação, preconceito e tem seus direitos violados. O evento reuniu mais de dois mil alunos da rede municipal de ensino, que participaram das apresentações culturais e da gincana interativa Vem Brincar na Rua, onde foi ressaltado um aspecto cultural de cada um dos estados do Nordeste.

A programação contou ainda com a apresentação da Batucada Novo Horizonte, da Batucada do Porto da Areia, do Trio Pé de Serra Pegada Nova e da corrida de Barco de Fogo, a exibição de espadas, o show de William Ferraz e Banda e o Concurso das Rainhas Kids e Mirim. A Feira de Cultura e Arte é promovida anualmente pela Prefeitura Municipal, por meio de uma parceria entre as secretarias da Educação e da Cultura e Turismo.