Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Público dribla a chuva e faz um grande Forró Federal

Público dribla a chuva e faz um grande Forró Federal

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Publicado: Terça, 11 de Junho de 2019, 12h35

DSC 6512Programação contou com trios pé de serra, bandas, brincadeiras, quadrilha, comidas típicas, fogueira, barcos de fogo, espadas e muito calor humano

Foto2 Quadrilha ImprovisadaA 9ª edição do Forró Federal do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância foi uma das mais animadas de todos os tempos. Nem mesmo a forte chuva que começou pela manhã e varou a madrugada afugentou alunos, servidores e convidados, que no ritmo do triângulo, da sanfona e da zabumba deram um “espanta” no frio e mantiveram acesa a chama das tradições juninas.

No arraial montado nas dependências do campus teve de tudo um pouco: trio pé de serra, quadrilha improvisada, brincadeiras, comidas típicas, fogueira, fogos de artifício, balões e muito calor humano. A comissão organizadora se empenhou em cada detalhe e a comunidade escolar chegou junto, seja ajudando a pendurar as bandeirinhas ou arrumar as mesas.

DSC 6276A decoração, feita de palha, chita, madeira e o que mais a criatividade permitiu, encheu os olhos do público. Tudo foi pensado com muito esmero e o resultado superou as expectativas. A animação ficou por conta da BandIFS, do trio pé de serra Flor de Cactos e da banda Os cabra da peste. A novidade desta edição foi o Intervalo Cultural, que inseriu entre as atrações musicais sorteios, corrida do amendoim, dança da cadeira, correio elegante e concurso de dança.

Foto7 BarcodeFogoOs bancos de fogo e as espadas foram o ponto alto da festa e contagiaram adultos e crianças, que sentiam o coração bater mais forte diante do céu tomado por um brilho incandescente. A qualidade da programação só foi possível graças ao envolvimento da comunidade e ao apoio da Prefeitura Municipal de Estância, que tem sido parceira de diversos projetos e atividades do IFS.

Parceria

“Sem a colaboração da prefeitura, o Forró Federal, que integra a programação oficial dos festejos juninos do município, não teria sido realizado. Essa parceria institucional com o poder público é de suma importância porque valoriza, dissemina e fortalece a arte e a cultura popular, especialmente entre o público jovem", declarou a diretora do campus, Sônia Pinto de Albuquerque Melo.

Foto8 AlunosnaFogueiraQuem passou pelo arraial se divertiu a valer, gostou de tudo o que viu e já é presença confirmada na próxima edição. “A festa foi maravilhosa! Apesar da chuva, os alunos participaram bastante e dessa vez até a comissão julgadora do concurso da escola mais bem decorada e animada ficou durante as brincadeiras”, relatou a professora do IFS, Arilmara Abade Bandeira.

DSC 6474A aluna Anna Beatriz Ramos Pereira, 18 anos, que participou pela primeira vez, gostou especialmente das atrações musicais e do Intervalo Cultural. “Foi tudo muito divertido e, seu eu puder, quero ir de novo ano que vem. As bandas e o pessoal da organização estavam muito animados e isso refletiu muito na gente. Todo mundo entrou no clima e foi contagiado”, elogiou.

Prestigiaram a festa o prefeito de Estância, Gilson Andrade, o secretário adjunto da Juventude e Desporto, Kaique Freire, e a secretária adjunta da Assistência Social, Marta Monteiro.  “O Forró Federal, realizado no IFS, promove mais uma grande festividade que integra e enriquece a nossa programação junina. Gostaria de parabenizar vocês que estão vivendo e participando da nossa cultura e dizer que, enquanto eu tiver à frente da prefeitura, o Forró Federal terá o nosso apoio”, afirmou o prefeito.