Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Encontro pedagógico do Campus Estância propõe construção de currículo e PCC integrados
Início do conteúdo da página
ENSINO

Encontro pedagógico do Campus Estância propõe construção de currículo e PCC integrados

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Publicado: Segunda, 22 de Julho de 2019, 10h46

jornada 2Programação contou com a apresentação e a discussão de propostas numa perspectiva interdisciplinar

Na última sexta-feira, dia 19 de julho, ocorreu o Encontro Pedagógico 2019.2 do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância. O objetivo foi fomentar o diálogo e a construção de práticas pedagógicas integradoras para alcançar a meta de desenvolver um plano de ação para a construção do currículo e do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) integrados.

A programação contou com a apresentação e a discussão de propostas numa perspectiva interdisciplinar. “O evento foi muito produtivo e uma ótima oportunidade para integração entre os docentes e técnicos envolvidos nas atividades pedagógicas. A construção de um currículo integrado no IFS é algo urgente e o encontro proporcionou interação e discussões muito ricas, além de sairmos com um cronograma das próximas ações que acontecerão ao longo do semestre”, avaliou a técnica em secretariado Cyndi Moura Guimarães de Oliveira.

Integraram a comissão organizadora, Cyndi Moura, a diretora do campus, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, o gerente de Ensino, Alessandro Viana Fontes, o coordenador de Assistência Estudantil, Deivesson de Sousa Lima, e os professores Maria Simone Morais Soares, Roberto da Silva Macena e Robson Silva de Lima.

Jornada

A proposta integrada começou a se consolidar na última Jornada Pedagógica do Campus Estância, realizada em março de 2019. Na ocasião, foram promovidas oficinas para a elaboração de projetos integradores. As discussões sobre o perfil dos cursos e as possibilidades de integração a partir das ementas individuais foram iniciadas ainda na edição 2018 e consolidadas este ano em atividades participativas, que tiveram os coordenadores de curso como protagonistas.

jornada 2019.2Durante o evento, as coordenações pensaram em ações e projetos de integração e socializaram com os docentes, que deram suas contribuições, partilharam conhecimentos e ajudaram no aprimoramento das propostas apresentadas. Alguns dos projetos integradores foram: “Geração de Energia” com oito disciplinas; “Produção Aquícola” com seis disciplinas; “Sustentabilidade e Meio Ambiente” com 15 disciplinas; “Robótica” com 6 disciplinas; “ Compatibilização de projetos na Engenharia Civil” com 10 disciplinas; “Jogos Digitais” com seis disciplinas.

De acordo com o gerente de ensino, Alessandro Viana Fontes, a direção está comprometida com a implantação do projeto interdisciplinar. “Com o encontro e a jornada pedagógicas criamos as oportunidades necessárias para alinhar ideias e propostas de práticas e filosofia de ensino. A integração das disciplinas foi bem acolhida pelos docentes, o que é muito positivo. Vários projetos interdisciplinares foram elaborados e serão tocados”, ressaltou.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página