Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Primeiro curso de Engenharia Civil da região Sul completa 5 anos
FORMAÇÃO

Primeiro curso de Engenharia Civil da região Sul completa 5 anos

Criado: Quinta, 29 de Agosto de 2019, 12h19 | Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2019, 12h19 | Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2019, 14h11

WhatsApp Image 2019 08 28 at 13.50.48Principais conquistas são reconhecimento do MEC com conceito 4 e formação de profissionais qualificados

Pioneiro na região Sul do estado, o curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância completa cinco anos. Apesar do curto período, as conquistas são significativas: o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) com conceito 4, o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão que fazem uma interlocução com o mercado e a sociedade, a estruturação de um corpo docente capacitado e engajado e a formação de profissionais qualificados, éticos e comprometidos com as questões socioambientais.

Atualmente estão matriculados 171 alunos, entre os quais 74 mulheres, que representam a 43% do total. O protagonismo feminino numa área tradicionalmente dominada por homens foi uma marca desde os primórdios do curso, que começou em abril de 2014 com uma turma de 40 estudantes e 50% de mulheres. Acabam de se formar seis jovens engenheiros, que colam grau na noite desta quinta, dia 29 de agosto, em solenidade no auditório do Campus Estância. A próxima turma encerra o último período no final de 2019.

Segundo o professor Carlos Mariano, que coordenou o curso até julho deste ano, o IFS – Campus Estância acaba de entregar ao mercado profissionais de excelência para atender às demandas da região Sul, de Sergipe e do país. “O curso, por meio dos projetos de extensão, da empresa júnior Sercivil e do Escritório Modelo de Arquitetura e Engenharia, o Emae, tem proporcionado ações para suprir as demandas habitacionais e da construção civil, demonstrando o quanto tem a oferecer à sociedade”, ressaltou.

Carlos Mariano acredita que os próximos desafios são no sentido de garantir os investimentos necessários rumo à consolidação. “Precisamos estruturar e melhorar as condições de alguns laboratórios para continuarmos evoluindo e propiciando ensino de qualidade, contratar novos docentes, fomentar cursos para a qualificação e a ampliação dos projetos de pesquisas e extensão. Dessa maneira, alcançaremos as bases da educação superior”, ponderou.

Pioneiros

WhatsApp Image 2019 08 28 at 13.51.27Para o professor Herbet Alves de Oliveira, primeiro coordenador da história do curso, é perceptível a expressiva evolução dos alunos, dos grupos de pesquisa, da estrutura e do ensino ofertado em apenas cinco anos. “O curso é excelente e creio que vai melhorar ainda mais. Precisamos atender às demandas do mercado, que cada vez mais exige profissionais polivalentes, sobretudo com o advento dos softwares. Outro desafio é cobrirmos a lacuna entre o ensino médio e a entrada no curso superior para que reduzamos a desistência e a reprovação”, avaliou.

Os avanços conquistados num curto espaço de tempo são reconhecidos pelos pioneiros, que superaram as dificuldades iniciais e obtiveram uma formação de excelência. “É notório o comprometimento desde a direção do campus até os professores em não apenas formar novos engenheiros, mas em formar profissionais éticos, com visão reflexiva, sensíveis a questões ambientais e sociais, sendo isso transparecido nas atividades de pesquisas e de extensão desenvolvidas”, destacou Kevin Azevedo Assunção, 23 anos, que acaba de se formar.

Sua colega de turma, Sarah Raquel Araujo, 23 anos, considera que os percalços do início trouxeram aprendizados pessoais e, especialmente, profissionais. “O nervosismo dos primeiros TCCs, a avaliação do MEC, todas as visitas técnicas, entre outros momentos, construíram hoje o curso de Engenharia Civil. Mas nada disso aconteceria sem os mestres que acreditam na educação. Somos os primeiros seis graduados pelo IFS - Campus Estância, que promete uma leva de excelentes engenheiros, pois a dedicação e a responsabilidade são mútuas”, afirmou.

Com o reconhecimento do Ministério da Educação, o IFS – Campus Estância entra no ranking dos cursos de Engenharia Civil considerados de ponta no ensino público. A pontuação atribuída pelo MEC foi alta em função da ótima infraestrutura, com destaque para a biblioteca, e do corpo docente qualificado. "Os avaliadores elogiaram, sobretudo, o engajamento e a visão integradora dos professores, a união da equipe e o ambiente de trabalho motivador. A formação dos nossos alunos é diferenciada e oferece as bases para a construção de trajetórias profissionais bem-sucedidas”, afirmou a diretora do campus, Sônia Albuquerque.