Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Direção do Campus Estância retoma parcerias com poder público
Ensino, pesquisa e extensão

Direção do Campus Estância retoma parcerias com poder público

Criado: Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 13h18 | Publicado: Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 13h27 | Última atualização em Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 12h56

Objetivo é viabilizar oferta de novos cursos, projetos de pesquisa e extensão e maior inserção na comunidade da região Sul

Por Carole Ferreira da Cruz

Foto Parcerias1 Direção do campus reunido com a prefeituraO Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância retomou a aproximação institucional com o poder público e o terceiro setor neste início de ano. O objetivo é firmar parcerias que viabilizem a oferta de novos cursos, projetos de pesquisa e extensão, maior inserção na comunidade e contribuam para promover o desenvolvimento sustentável da região Sul do estado.

No último dia 09 de fevereiro, ocorreu uma rodada de reuniões entre a direção do campus e os representantes das secretarias municipais de Educação, Juventude, Cultura e Turismo. No próximo dia 22 haverá uma nova reunião para tratar da pauta cultural e no dia 23 serão discutidas ações para fortalecer a região com o grupo de líderes do território sul sergipano, através do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER Sul) do Sebrae.

As parcerias devem contemplar a promoção de cursos e atividades formativas nas áreas de cultura, turismo e pedagogia, além de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e de Educação a Distância (EAD) para estudantes da rede municipal. Também estão previstas ações para dinamizar projetos como “Caminhos Estancianos: belezas, saberes e sabores”, desenvolvido pela prefeitura com o apoio do Sebrae.

Outro projeto que pode ser fortalecido com a aproximação institucional entre o Instituto Federal de Sergipe e o poder público é a “Cartilha do Morador – Patrimônio Histórico e Edificado de Estância-SE. O trabalho foi orientado pelas professoras do IFS, Thalita Nascimento e Ariana Moraes, com participação dos bolsistas Zoe Costa Carvalho e Mateus Severo.

Parcerias2 Direção do campus e equipe da CulturaA secretária de Cultura e Turismo de Estância, a atriz Lidiane Nobre, tem buscado estabelecer uma relação de diálogo com atores importantes no processo de conscientização sobre a importância da preservação do patrimônio material e imaterial do município. “O instituto tem se destacado positivamente e estreitar esse diálogo em busca de cursos e oficinas dará notoriedade às nossas ações e, consequentemente, os resultados serão perceptíveis”.

Para a diretora do IFS – Campus Estância, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, com o processo de interiorização do ensino técnico, tecnológico e superior aumentou a responsabilidade social do instituto. “Como importante instituição de ensino, pesquisa e extensão, cabe ao IFS fomentar parcerias com o setor público e a iniciativa privada para contribuir com o desenvolvimento econômico e social de toda a sociedade”, ressaltou.

Laboratórios

A última atividade do dia foi a visita da assessoria do senador Alessandro Vieira e de representantes da sociedade civil às instalações do IFS para conhecer os laboratórios 1 e 3, que foram parcialmente reestruturados com recursos de emendas parlamentares e integram projetos ampliados para a implantação de um parque tecnológico (FabLab e IFmaker). Na ocasião, foram apresentadas demandas de novos cursos e o projeto Espaço Integração, que visa melhorar o clima organizacional no campus.

Foto Parcerias3 Deivesson e assessoria do senadorPresenças

Além da diretora Sônia Melo e da secretária Lidiane Nobre, participaram da rodada de reuniões o gerente de Ensino, Leonardo Bomfim, o diretor de Educação a Distância, Carlos Menezes, e o coordenador de Assistência Estudantil do IFS, Deivesson de Sousa, a secretária de Educação, a professora Aurenitha Morgana Barreto, a secretária Adjunta de Juventude, Gabriela Meneses, o assessor de Planejamento, Breno Vítor, além de outros representantes da Prefeitura Municipal de Estância.