Página inicial > Últimas Notícias > Estância > IFS Estância realiza Ciclo de Conversas sobre profissões com estudantes
NOVOS HORIZONTES

IFS Estância realiza Ciclo de Conversas sobre profissões com estudantes

Criado: Quarta, 15 de Setembro de 2021, 11h59 | Publicado: Quarta, 15 de Setembro de 2021, 12h02 | Última atualização em Quinta, 16 de Setembro de 2021, 08h27

Iniciativa faz parte do projeto “Influir: concluintes em foco”

Foto do evento on line 1Desde 2018, o Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Estância, através de sua equipe multidisciplinar, vem desenvolvendo o projeto “Influir: concluintes em foco”, sendo voltado para as turmas dos terceiros anos do Ensino Médio Integrado da unidade de ensino. Como uma das ações integrantes do projeto, a equipe realiza com seus discentes o Ciclo de Conversas sobre as profissões, evento realizado por meio de dois encontros nos dias 24 de agosto e 08 de setembro, via Google Meet.

A ação atende um dos objetivos delineados pelo projeto, de possibilitar aos estudantes encontros com profissionais de diferentes áreas, com intuito de ampliar o conhecimento acerca do mundo do trabalho e incentiva-los a buscar mais informações que favoreçam o seu processo de escolha. Segundo a pedagoga, Shirleyde Dias do Nascimento, o projeto abarca ações que auxiliem os alunos concluintes do Ensino Médio no que se refere ao sentimentos gerados pelo momento de fechar um ciclo, e ao mesmo tempo, definir outras escolhas

"Além das ações que visam contribuir com a tarefas de construção dos projetos profissionais dos formandos, organizados a partir da formação de Grupos de Orientação Profissional, sendo mediados pela psicóloga, Manuela Vila Nova. Estaremos ainda desenvolvendo ações que têm intenção de minimizar os sentimentos de ansiedade gerados pela proximidade da conclusão do curso, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelas expectativas pessoais e ambientais (família, sociedade) em relação ao futuro. Contando com oficina de Manejo de Ansiedade, que pretende auxilia-los a encontrarem estratégias que possibilitem lidar com as tensões de maneira mais funcional", adianta Shirleyde.

As escolhas das áreas contempladas nos dois encontros basearam-se em uma consulta prévia feita aos discentes, que indicaram interesse em ouvir os profissionais convidados. No primeiro dia, eles tiveram contato com profissionais da área de Engenharia Elétrica (Matheus Canuto), Psicologia (Manuela Vilanova), Medicina (Michel Fabiano Alves), Odontologia (Vanessa dos Santos Viana), Educação Física (Michel Habbib) e um policial rodoviário federal (Heribaldo Menezes).

No segundo encontro, foi a vez de os discentes terem contato com profissionais da Matemática (Antônio Fernandes Antero), do Direito (Sabrina do Espirito Santo), da Arquitetura e Urbanismo (Carlos Mariano Melo Júnior), da Fisioterapia (Isadora Guimarães) e da Ciência da Computação (Leonardo Henrique Bomfim).

“Contamos também com a participação de Mateus Meneses, estudante do 5º período do curso Superior de Gestão de TI do IFS, Campus Propriá, que atualmente é diretor de Tecnologia e Inovação de uma empresa da área de informática e de Bruno Zorzetto, bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), que atualmente mora na Nova Zelândia onde é Engenheiro de Infraestrutura. Todos puderam interagir com as perguntas enviadas pelos estudantes”, conclui a pedagoga.