Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > IFS lança curso de nível superior para assentados em São Cristóvão

IFS lança curso de nível superior para assentados em São Cristóvão

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quinta, 26 de Novembro de 2015, 11h02 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
pronera-marcaOferecer educação pública e de qualidade para jovens e adultos assentados. Esse é o objetivo do curso de Tecnologia em Agroecologia que será ofertado pelo Instituto Federal de Sergipe, no campus de São Cristóvão. A aula inaugural vai acontecer no próximo dia 3 e será precedida do Seminário de Formação Pedagógica.

São 50 vagas oriundas de uma parceria firmada com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A programação de lançamento do curso será composta de discussões sobre temáticas como Movimentos Sociais e Educação do Campo, Questão Agrária e a Inserção da Agroecologia, além de Educação Agroecológica.

A oferta do curso de Tecnologia em Agroecologia pelo IFS está em sintonia com as necessidades educacionais dos assentados. As disciplinas que compõem a grade buscam dar aos estudantes conhecimentos relativos à produção agrícola nos assentamentos de reforma através de conteúdos apropriados à realidade local.

De acordo com Eliane Dalmora, professora do IFS – Campus São Cristóvão, o curso tem como objetivo despertar o espírito de organização social e assegurar aos trabalhadores a continuidade dos estudos e a sua profissionalização. "A proposta é garantir o direito ao ensino superior a jovens e adultos agricultores vinculados ao meio em que vivem", complementa.

O curso é destinado às famílias assentadas pelo Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA) e pelo Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), ambos reconhecidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Dia 27– I Seminário de formação Pedagógica

8h às 10h - O movimento social e a educação do campo: trajetória e perspectivas atuais da pedagogia de alternância
10h às 10h15 - Intervalo
10h30 às 11h30 – Os significados e a trajetória dos Cursos Pronera - Kátia Muniz Joseilza Gama (Incra)
14h às 15h45 - A questão agrária e a inserção da agroecologia em Sergipe - Sônia Meira (UFS)
15h45 às 16h - Intervalo
16h às 17h - Educação agroecológica: interdisciplinaridade e diálogo de saberes - Eliane Dalmora (IFS)

Dia 28

8h às 10h - I momento: As histórias de vida – Reflexões, Socialização das trajetórias e o diálogo a partir dos pontos comuns e Planejamento coletivo;
II Momento: O planejamento coletivo na perspectiva pedagógica do Pronera
10h às 12h - Educação Contextualizada : áreas do conhecimento e os eixos a terra e a água – Irinéia Rosa Nascimento (IFS)
III Momento : O planejamento disciplinar na perspectiva pedagógica do Pronera - Dinâmica da matriz: eixos articuladores, áreas temáticas e os arcos ocupacionais e Organização dos tempos Formativos - Aristela Aristides ( IFS)

Dia 01
– Início das aulas com um Seminário a ser realizado no INCRA.

Dia 02
– Recepção dos estudantes e atividades de organização dos grupos

Dia 03
– Aula inaugural e início da I Etapa do Curso – Tempo Escola.