Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Campus São Cristóvão e SENAR promovem eventos voltados para agropecuária, sustentabilidade e meio ambiente

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08 | Publicado: Segunda, 13 de Outubro de 2014, 16h57 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08

ImagemImersão nas práticas agrícolas é o que propõem a III Semana de Agropecuária do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e a I Semana do Produtor Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) que serão realizadas no IFS - Campus São Cristóvão, de 20 a 24 de outubro.

Palestras, cursos e oficinas pretendem, a partir da interação entre diferentes instituições de pesquisa e ensino ligadas diretamente ao meio rural e a produção agrícola no estado, promover a valorização do profissional de agropecuária e do produtor rural possibilitando maior acesso ao conhecimento técnico profissionalizante. As inscrições são gratuitas e acontecem de 14 a 16 de outubro.

Ivo Steffen, professor e ex-coordenador de programas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ministrará a palestra de abertura intitulada 'Importância de capacitação e contratação de pessoas qualificadas para atender a propriedades rurais'. Para Francisco Nogueira, coordenador do Curso de Agropecuária, a concentração de dois eventos num único espaço pretende associar o trinômio teoria, prática e mercado de trabalho. Em pauta, dentre outros temas, o novo código florestal brasileiro, que será apresentado por Sebastião Renato Valverde, referência nas áreas de política e legislação ambiental.

A parceria com o SENAR é imprescindível para o fomento das atividades. "Almejamos possibilitar a construção conjunta de um evento científico que potencialize e estimule nossos alunos, bem como os produtores rurais, a buscarem cada vez mais o aprimoramento técnico, a excelência do saber; sem esquecer da importância da conservação da natureza, do meio ambiente no qual estamos inseridos, de modo a contribuir em suas carreiras profissionais e melhoria da condição de vida de todos nós", destaca Francisco.

Inscrições

As inscrições são fundamentais para a participação nas oficinas e cursos. Contudo, o acesso às palestras será livre.

Público interno:

Os estudantes do IFS deverão se inscrever no sistema de publicações para terem acesso as palestras e oficinas. Contudo, para validar a participação nas oficinas e cursos fornecidos pelo SENAR será necessário entregar a ficha de inscrição, devidamente preenchida com intenção selecionada, de forma presencial no IFS – Campus São Cristóvão, de 14 a 16 de outubro de 2014, na coordenação de agropecuária, das 08 às 17 horas.

Produtores rurais:

O SENAR- Sergipe disponibilizará no site institucional a ficha de inscrição que, após ser preenchida, deverá ser remetida em formato pdf para o endereço eletrônico educacao@senarsergipe.org.br, ou ainda pode ser entregue na sede do órgão: Rua Alagoas S/N, Siqueira Campos, Aracaju - SE.

Público externo:

Estudantes de outras instituições e demais interessados em participar dos eventos deverão entrar em contato com a coordenação do curso técnico em agropecuária do IFS – São Cristóvão, no período de 14 a 16 de outubro de 2014, das 8 às 17 horas, para verificar a disponibilidade de vagas de acordo com o curso e oficinas desejados.

Programação

A diversidade de ações pretende entreter os estudantes. Atividades de integração estão previstas, bem como uma cavalgada com a participação de estudantes, professores e o pelotão da Polícia Ambiental de Sergipe. "Será um grande evento, onde reuniremos profissionais da área técnica, além de disseminar no estado o Curso Técnico em Agropecuária, o mais tradicional do Campus São Cristóvão, apresentando uma gana de oportunidades que existem no mercado", diz Maria Engracinda ferreira, coordenadora do Curso de Agrimensura.

Confira a programação completa.

Mais informações: 79 3711 3068/ 3711 3070