Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Atividades extraclasse mobilizam pesquisadores em Agroecologia

Atividades extraclasse mobilizam pesquisadores em Agroecologia

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08 | Publicado: Sexta, 30 de Mai de 2014, 11h22 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08

Maio foi um mês de intensas atividades para os pesquisadores em Agroecologia do Instituto Federal de Sergipe (IFS)- Campus São Cristóvão. Três eventos mobilizaram os profissionais da área em prol da produção agroecológica em contextos diversos, tendo a sustentabilidade como arcabouço dos trabalhos.

Eliane Dalmora, docente do campus, explica que as ações são planejadas e implementas em conjunto com instituições afins. “O IFS precisa das parcerias para ter um ensino contextualizado, atento às inovações e às reais necessidades do mercado”, diz.

I Caravana Agroecológica e Cultural de Sergipe

Realizada de 05 a 09 de maio, e promovida pela Rede Sergipana de Agroecologia (Resea), com o objetivo de propagar as experiências agroecológicas existentes no estado, a caravana percorreu propriedades no Sul, Sertão Ocidental, Alto Sertão e Baixo São Francisco. A visitação permitiu diálogo com os atores locais, acerca das práticas produtivas, além de proporcionar a troca de conhecimentos.

Dalmora destaca o engajamento do Campus São Cristóvão, integrante da Resea desde 2013. “A participação do curso na rede é uma forma de contribuir com o desenvolvimento sustentável no estado de Sergipe, gerando conhecimentos, inovações tecnológicas, divulgando experiências e construindo propostas de políticas públicas”, pondera.

Encontro Nacional de Agroecologia (ENA)

A cidade de Juazeiro, na Bahia, sediou o terceiro ENA de 16 a 19 de maio. Parte do material material produzido durante a Caravana Agroecológica fomentou os trabalhos apresentados no município baiano.

Com o lema 'Cuidar da terra, Alimentar a Saúde, Cultivar o Futuro' o encontro reuniu diversos segmentos da sociedade, sendo a maioria produtor rural, que participaram de programação variada composta por seminários, debates e atividades culturais. “A ação em rede, das instituições engajadas na área junto aos agricultores, é uma forma de avançar e fortalecer a produção e consumo dos produtos orgânicos”, destaca a docente.

Semana dos Alimentos Orgânicos 2014

'Produto Orgânico- Melhor para a vida' é tema da Semana dos Alimentos Orgânicos 2014, realizada de 26 a 29 de junho. O evento propôs estimular consumo de tais alimentos, bem como esclarecer acerca dos benefícios ambientais, sociais e nutricionais dos produtos.

Para Eliane Dalmora, a participação do IFS, especialmente por meio do curso de Agroecologia, favorece tópicos relevantes ao campo de estudo como o desenvolvimento rural sustentável e solidário. “Os profissionais precisam se engajar na promoção da alimentação saudável, da produção sustentável, resultado do uso de tecnologias limpas, manejos de base ecológica e valorização das identidades locais das populações tradicionais”, descreve.

A iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tem, em Sergipe, o apoio da Superintendência Federal de Agricultura em Sergipe (SFA-SE), IFS, Secretaria de Estado da Inclusão e do Desenvolvimento Social (Seides), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Sebrae, Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Sergipe (Fetase), Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), Associação de Engenheiros-Agrônomos de Sergipe (AEASE) e Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE).