Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Professor do Campus São Cristóvão participa de congresso internacional

Professor do Campus São Cristóvão participa de congresso internacional

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08 | Publicado: Terça, 06 de Mai de 2014, 14h56 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08

1Aspectos éticos e bioéticos na produção animal foi o tema da palestra ministrada pelo professor do IFS- Campus São Cristóvão, Hunaldo Oliveira Silva, no ‘I Simpósio Internacional de Agronegócio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa’ (I SIIAGR-CPLP), realizado na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, nos dias 15, 16 e 17 de abril. Na ocasião, o docente abordou tópicos relativos aos progressos na área que têm contribuído para o aparecimento de sistemas de criação com animais mantidos em altas densidades.

Definidos como indústria de produção animal, esses sistemas altamente intensivos proporcionaram ganhos sociais e econômicos importantes, como uma maior oferta de alimentos a preços mais baixos, mas com sérias consequências na qualidade de vida dos animais”, destaca. Contudo, a coletividade tem discutido acerca das condições em que são submetidos os animais para a elevação da produção. “Nestes questionamentos também são incluídos aspectos bioéticos tais como: alimentos transgênicos, bem-estar animal e proteção e conservação do meio ambiente. Estas questões levam a debates que convidam a uma reflexão do meio acadêmico e produtivo, estimulando pesquisas que proporcionem mudanças nas formas de criação, visando atender a demanda da sociedade atual”, explica o docente.

Mediação

2Doutor em Zootecnia, pela Universidade Federal de Lavras, Hunaldo Oliveira mediou o painel ‘Estágio de Desenvolvimento do Agronegócio em Portugal e Angola’. Segundo o professor, em pauta estavam as demandas da agropecuária portuguesa no contexto da Comunidade Econômica Europeia e realidade do mercado em Portugal. Ademais, profissionais angolanos apresentaram as potencialidades e desafios do agronegócio no país.

3A nossa participação no evento foi importante para sedimentar um intercâmbio e conhecimento da realidade dos membros da CPLP, o que pode gerar futuros convênios de cooperação técnica entre os diversos ministérios destes países e o IFS”, enfatiza. Participaram do evento - além de brasileiros, portugueses e angolanos - membros governamentais e pesquisadores de diversas instituições da Guiné Bissau, Moçambique, Timor Leste Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe.