Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Aula inaugural do Mulheres Mil acontece em Cristinápolis

Aula inaugural do Mulheres Mil acontece em Cristinápolis

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08 | Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2013, 17h43 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08

Situado a aproximadamente 115 km da capital, o município de Cristinápolis foi escolhido para sediar a nova turma do Programa Mulheres Mil, do Instituto Federal de Sergipe (IFS)- Campus São Cristóvão. A aula inaugural, que oficializou o início do curso de Processamento de Alimentos Tradicionais, ocorreu no último mês e teve participação de autoridades institucionais e locais.

Na abertura, atividades culturais e de cunho religioso, condizentes com os costumes da população anfitriã, proporcionou às novas estudantes o conceito de preservação do conhecimento prévio inerente ao programa. Com a carga horária de 280h, o curso fornecido pelo instituto terá no seu conteúdo abordagens teóricas e práticas.

Segundo Alfredo Cabral, diretor geral do IFS- São Cristóvão, o polo de ensino de Cristinápolis tem a infraestrutura necessária para implementar o Mulheres Mil. “Devido ao trabalho desenvolvido existe a possibilidade do município receber não só o programa, como também, posteriormente, um campus do instituto”, explica. Ainda, de acordo com o ele, o apoio fornecido pelos gestores municipais tem sido de grande valia para o fomento das atividades realizadas na instituição.

Ao atender um dos objetivos do programa - viabilizar o ingresso e permanência da população feminina, com maior vulnerabilidade, nos institutos federais de educação - o IFS auxiliará na transformação social e econômica das estudantes. “A escola é para mudar o pensar. A partir daí, acontecerão modificações nas mulheres, nas famílias e nas comunidades onde estão inseridas”, aponta Ailton Ribeiro, reitor do instituto.

Expectativa

Raimundo da Silva Leal, prefeito de Cristinápolis, apresentou aos presentes a figura da mulher dentro do contexto bíblico, de Eva a Maria. Religioso, o gestor destacou as lutas das figuras femininas, ao alertar que o processo de representatividade e busca pela igualdade de gênero é constante. “As mulheres continuam lutando e colaborando”, afirma.

Um espaço para convivência foi criado especialmente para as estudantes, o que não inviabilizará a integração com os demais alunos. No local, denominado escritório de acesso, poderão realizar atividades técnicas, culturais, além de ser um espaço para troca de experiências, fortalecimento de vínculos e das relações humanas.

A aprendizagem é o principal objetivo das participantes do programa. O ensino, dito tradicional, emerge como meio para dar continuidade aos processos interrompidos pelas dificuldades vivenciadas. “Quero aprender mais, ter melhores condições de vida para mim e minha família”, aponta Maria José dos Santos, residente no povoado Manuel Joaquim. A função social do instituto é destacada por Lindamar Oliveira, coordenadora do Mulheres Mil. “O IFS faz a ponte entre a escola e a comunidade”, diz.

Autoridades

Compareceram a aula inaugural a pró-reitora de pesquisa e extensão, Ruth Sales, o representante da direção do polo de ensino de Cristinápolis, Erinaldo Marinho, a gestora estadual do Mulheres Mil, Nara Vieira; o vice-prefeito, João Dantas, todos os secretários municipais, o vereador, 'O paulista' e o professor Lenaldo, da Universidade Federal de Sergipe.