Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Estudantes do IFS participam de desfile cívico em Cristinápolis

Estudantes do IFS participam de desfile cívico em Cristinápolis

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08 | Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2013, 08h55 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08

O tradicional desfile cívico em homenagem à Independência do Brasil, que acontece na cidade de Cristinápolis sempre um dia antes da data comemorativa, teve a participação dos estudantes do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus São Cristovão, com polo de educação naquele município. Como uma aula de civismo, o desfile apresentou, na prática, valores relacionados à cidadania, inclusão social e meio ambiente.

Com o lema ‘Escola, lugar para aprender e ser feliz, é por aqui que podemos começar a melhorar o mundo’, instituições de ensino públicas e privadas levaram ao circuito estudantes interessados em propagar o patriotismo. “A escola é um espaço adequado para se praticar o civismo e eventos como este trazem um resgate a todos os símbolos nacionais”, define Juliana Sério, diretora de ensino do campus.

DSC01647 DSC01594 DSC01550

O tripé ensino, pesquisa e extensão, arcabouço do IFS, foi exposto para sociedade por aproximadamente 150 alunos. De acordo com Ana Soares, diretora do polo, os estudantes são incentivados e atuam no desfile há, pelo menos, cinco anos. Em 2013, a novidade foi a participação das estudantes do programa Mulheres Mil, recém-instalado na unidade de Cristinápolis.

Para Mônica Alixandrina, coordenadora de pesquisa e extensão do IFS - São Cristóvão, o evento evidenciou ao público externo a missão do instituto. “Foi uma maneira dos meninos e meninas mostrarem, orgulhosamente, que estudam em uma escola técnica de qualidade”, enfatiza.

Fanfarra

Criada na década de 80, e resgatada recentemente, a fanfarra é composta e regida por estudantes do campus São Cristóvão. Relevante ferramenta para fomento da educação ao atribuir responsabilidade, comprometimento e disciplina, levou vivacidade ao desfile, por meio da execução de ritmos atuais. “O apoio do instituto, sobretudo por meio da participação da fanfarra, foi essencial para nosso desempenho no evento”, destaca Ana.

DSC01674DSC01651b1

Mulheres Mil

DSC01628Com a aula inaugural prevista para a próxima quinta-feira, 19, alunas do Mulheres Mil foram apresentadas à comunidade como membros do programa, durante o desfile cívico. Momento de integração e acolhimento fundamental para a inserção das alunas no contexto da instituição.

Rafaela Santos, umas das gestoras do programa, acredita no fortalecimento da autoestima em virtude do evento. “Fez com que elas se sentissem tão valorizadas quanto os outros alunos do instituto”, diz.