Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Internet segura é tema de jornada no IFS - São Cristóvão
Início do conteúdo da página

Internet segura é tema de jornada no IFS - São Cristóvão

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08 | Publicado: Quinta, 18 de Abril de 2013, 10h04 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08

A rapidez da informação, a facilidade de acesso e ampla circulação de conteúdos são fatores que atraem os jovens à internet. Contudo, dúvidas acerca da veracidade de dados, superexposição nas redes sociais e crimes cibernéticos são ameaças reais àqueles que se aventuram em páginas não confiáveis. Para esclarecer dúvidas e discutir temas relacionados às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) foi realizado no Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus São Cristóvão, de 02 a 04 de abril, a ‘1a Jornada de Informática: Internet Segura’. 

Segundo Rodrigo Nejm, psicólogo da SaferNet Brasil, é relevante analisar como a tecnologia está sendo utilizada. DSC07282“O ciberespaço não é uma terra sem lei. Na internet vale todas as leis existentes fora do ambiente virtual”, destaca.

O evento, iniciativa dos professores do curso técnico de nível médio em Manutenção e Suporte em Informática, proporcionou aos estudantes informações diversificadas por meio de palestras e minicursos. “A proposta era desenvolver uma atividade dirigida aos alunos do curso de Informática. Não havia, no campus, nenhuma ação específica para este público”, explica Jaziel Lôbo, coordenador geral do encontro.

Internet segura

A jornada desenvolvida no IFS-São Cristóvão foi idealizada a partir de um evento homônimo que é realizado anualmente, dia 05 de fevereiro, em mais de 85 países, ‘O Dia da Internet Segura’. Para os estudantes, uma oportunidade para ampliar o conhecimento e perceber novos nichos de atuação no mercado. “A área de segurança DSC07312é uma das mais promissoras”, alerta Nejm.

Com uso de recursos audiovisuais, o palestrante conseguiu atrair e reter a atenção dos alunos. Vídeos informativos fizeram da apresentação uma das mais concorridas pelos estudantes. “Superou as minhas expectativas”, afirma Tayná Rezende de Sá, aluna do campus.

A SaferNet atuou como parceira do evento. Além do palestrante, cedeu cartilhas com temas referentes à cidadania, aos direitos humanos e segurança na rede.

Produção

Os estudantes participaram das fases de execução do projeto. Eles foram divididos em grupos que auxiliaram os DSC07314professores na implementação da atividade. Além disso, produziram aparelhos inusitados, porém funcionais.

“Nas aulas, os alunos aprenderam a programar os equipamentos. Contudo, a montagem foi realizada por eles”, pontua o professor David Carnaúba. “Tivemos bastante trabalho, mas o resultado foi muito bom”, diz David Santos, aluno responsável pela construção da máquina de votação.

Foram produzidas, além da máquina, um caça-níquel e um gabinete para computador com teclado externo. “O teclado permite uma segurança adicional. Sem a senha, a máquina não poderá ser ligada”, explica o professor.

Curso

Instituído em 2008, para atender estudantes da modalidade de educação para jovens e adultos, o curso de DSC07319Manutenção e Suporte em Informática teve ampla aceitação e desde 2010 apresenta-se no formato integrado, subsequente e concomitante. “É com muita alegria que observamos o crescimento do curso. No início tínhamos apenas três docentes da área. Hoje, temos 10 e já solicitamos vagas para mais três”, destaca Alfredo Cabral, diretor geral do IFS-São Cristóvão.

O reitor Ailton Ribeiro atribui a consolidação do curso ao trabalho desenvolvido em prol da comunidade. “Buscamos trazer o melhor em equipamentos, assistência aos alunos, contratação dos professores e melhoria das condições físicas. Em todo o instituto foi investido cerca de R$ 7,5 milhões”, afirma. De acordo com o gestor, estão previstas obras para a construção da primeira etapa do pavilhão de aulas, posto médico, alojamento e guarita.

A primeira turma do curso técnico de nível médio em Manutenção e Suporte em Informática, modalidade integrado, estará concluindo as atividades dia 19 de abril, DSC07260com o fim do ano letivo 2012. A jornada foi planejada para acontecer antes do encerramento das aulas para contemplar todos os estudantes.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57