Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Comunidade comemora 88 anos do Campus São Cristóvão com solenidade religiosa

Comunidade comemora 88 anos do Campus São Cristóvão com solenidade religiosa

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08 | Publicado: Sexta, 09 de Novembro de 2012, 11h40 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08

Em 31 de outubro de 1924, foi instalado em Sergipe o Patronato de São Maurício. Esse foi o primeiro nome da instituição que hoje integra o Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus São Cristóvão. Para celebrar os 88 do campus, único no estado a oferecer o regime de internato, a comunidade acadêmica participou, no dia 31 de outubro, da cerimônia de ação de graças pela passagem do aniversário.

Idealizada pelos estudantes do grupo católico 'Unidos pela Fé em Cristo', em parceria com a Coordenação Geral de Assistência ao Educando (CGAE), a celebração religiosa foi ministrada pelo Padre Flávio, da paróquia de São Cristóvão. O sacerdote abordou ensinamentos cristãos dirigidos à conduta do jovem na sociedade. "Deus enviou os mandamentos e leis. Contudo, o que percebemos, nos nossos dias, é muita tecnologia, ciência e pouco amor. Precisamos buscar uma vida coerente, observando o que será necessário corrigir, pois a mudança começa em cada um de nós", diz.

Para o Pe. Flávio, a educação tem posição de destaque na formação cidadã e humanística dos jovens, junto com a família. "Há um empenho pelo bem comum. Sabemos que não há como agradar todo mundo, mas devemos agradecer a Deus por existirem instituições como esta", declara.

Unidos pela Fé em Cristo

Criado em novembro de 2011, o grupo católico 'Unidos pela Fé em Cristo' surgiu da iniciativa de 20 estudantes do Campus São Cristóvão, todos internos, que aproveitam as noites, uma vez por semana, para evangelizar e entoar cânticos. De acordo com Jissely Moura, aluna do curso de Agroindústria, a missa serviu para unir ambas as celebrações. "Estudar no IFS - Campus São Cristóvão permite vivências que em escolas convencionais não seriam possíveis. O internato, por exemplo, é uma experiência única", destaca.

Responsável pela organização da cerimônia, o grupo acompanhou todo o processo, do cuidado com a escolha do repertório e de músicos até a decoração e produção dos folhetos utilizados. "Foi bastante cansativo, porém muito gratificante", explica Jissely.

Alunos e ex-alunos

Este ano, em que o Campus São Cristóvão abriu as portas para receber o programa Mulheres Mil, dirigido à comunidade externa, foi de fundamental importância falar sobre a contribuição da instituição para a formação profissional de diversos egressos. Neste campus, oriundo da antiga Escola Agrotécnica Federal, foram formados diversos políticos, religiosos, militares, professores e personalidades que participam ativamente da sociedade sergipana nas mais diversas esferas.

"Estou muito feliz aqui no instituto. A celebração nos fortalece, foi um encontro com Deus", afirma Jivalda Santos, aluna do programa. A missa possibilitou, também, um momento de integração entre os estudantes dos cursos técnicos e superiores com as alunas do Mulheres Mil.