Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > I Circuito de Xadrez do IFS chega ao Campus São Cristóvão

I Circuito de Xadrez do IFS chega ao Campus São Cristóvão

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08 | Publicado: Segunda, 18 de Abril de 2011, 09h12 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08

Difundir a prática do jogo e associá-la à educação tradicional são alguns dos propósitos do I Circuito de Xadrez, que acontece no Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus São Cristóvão. Na primeira etapa, realizada nesta quarta-feira (13), o aluno Rafael Ramos conquistou o primeiro lugar.

Rafael teve o primeiro contato com o xadrez em sua antiga escola, em Itaporanga D'Ajuda, onde a técnica era associada ao ensino da Matemática. Na mesma etapa, os estudantes Erisvan Borges e Nicollas Gomes conquistaram, respectivamente, o segundo e terceiro lugares.

O professor Paulo Pereira ressaltou a importância da prática do xadrez para o desenvolvimento cognitivo do educando. “Ela possibilita o aumento do raciocínio lógico e a melhoria da percepção do aluno. O xadrez é importante também para a compreensão de disciplinas da área de exatas, mas também fundamental para a vida”, afirma.

Competições

Para os competidores, a maior dificuldade foi a utilização do relógio durante os jogos porque como eles praticavam informalmente, não contabilizavam o tempo para cada jogada. “É bastante diferente, fiquei um pouco confuso no início, mas depois deu tudo certo”, diz Erisvan.

O aluno lamentou não ter conseguido alcançar a primeira colocação, ao ser derrotado na última partida. “Eu estava desatento, subestimei o colega, por isso perdi”, reconhece.

Para Nicollas, que saiu do etapa com o terceiro lugar, todos podem ser considerados campeões. “Cada um ganhou uma partida, o critério de desempate foi o que definiu a classificação, somos vencedores”, defende o estudante. Segundo os idealizadores da competição, da Divisão de Promoção Desportiva e Cultural da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a ideia é selecionar alunos para as etapas regional e nacional dos jogos estudantis. Em 2010, estudantes dos campi Aracaju e Lagarto participaram de competições em Brasília e João Pessoa. A expectativa é de que, este ano, alunos do Campus São Cristóvão também conquistem uma vaga.