Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Campus São Cristóvão realiza evento de acolhida aos novos discentes
VOLTA ÀS AULAS

Campus São Cristóvão realiza evento de acolhida aos novos discentes

Criado: Quinta, 14 de Fevereiro de 2019, 17h49 | Publicado: Quinta, 14 de Fevereiro de 2019, 17h49 | Última atualização em Quinta, 14 de Fevereiro de 2019, 17h49

Foram dois dias de atividades com o objetivo de integrar os alunos

Acolhimento SC 2Nos dias 4 e 5 de fevereiro, o Campus São Cristóvão promoveu uma série de atividades voltadas a recepção dos novos discentes dos cursos técnicos integrados de nível médio, subsequentes, de nível superior e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). A ação, que já é tradicional no Campus, foi organizada por uma comissão específica, formada por servidores da Direção de Ensino e docentes, além do apoio do Grêmio Estudantil Marcelo Déda Chagas.

Os objetivos principais do acolhimento foram boas-vindas aos novos alunos, apresentar os espaços físicos da Instituição e promover a integração entre eles e demais membros comunidade acadêmica, através de atividades lúdicas e educativas. Nos dois dias de evento, realizados nos três turnos, foram promovidas oficinas, rodas de conversa, exibição de filmes, apresentações artísticas, passeios pelas dependências do Campus com país e alunos e apresentações de setores administrativos, com os quais o discente terá contato no cotidiano acadêmico.

Acolhimento SC 1A estudante do Curso Técnico Integrado em Agropecuária, Alice Almeida, 15 anos, conta que gostou bastante das atividades. “No primeiro dia, participei da oficina de teatro, pois me identifico bastante com a área, já no segundo, participei da roda de conversa sobre mídias sociais. Nos dois dias, debatemos de forma bastante instrutiva sobre os dois temas, o que foi bem bacana”, comenta a aluna.

A diretora de Ensino e presidente da comissão organizadora da acolhida, Ana Carla Menezes, destaca que o acolhimento é um momento ímpar, de grande satisfação para toda a comunidade acadêmica. “Estamos acolhendo a razão da nossa escola existir, que é o nosso aluno, afinal, sem ele não seriamos nada. O nosso aluno é primordial para o aperfeiçoamento dos nossos processos de ensino e aprendizagem, explica.

Espaço para palavra e ação

Acolhimento SC 4De acordo com Ana Cecília, psicóloga do Campus São Cristóvão e membro da organização, as atividades de acolhimento do campus São Cristóvão foram planejadas e desenvolvidas no intuito de criar um espaço de abertura da palavra e da ação dos novos estudantes junto aos demais, imprescindível para a criação de um clima de harmonia e respeito.

“A experiência de ser uma instituição secular com sistema de residência faz com que esse tema tenha um espaço especial no planejamento do campus, pois comprova a importância da convivência entre os estudantes. Nessa perspectiva, toda uma equipe de servidores, coordenada pela direção de ensino e pela gerência de apoio e inclusão, junto a direção geral, facilitou rodas de conversa sobre vários temas atuais, desde violência, sofrimento mental, redes e mídias sociais, preparação para o trabalho, entre outras”, ressaltou.

Ainda segundo a psicóloga do campus, o grêmio coordenou oficinas de artes, cultura e modalidades esportivas, proporcionando vivências    que estreitavam novos laços de amizade entre os estudantes. Vários roteiros de visitação foram organizados com o objetivo de apresentar setores, serviços além da grande área de nossa grande fazenda a pais e estudantes durante a programação. A ação conjunta de a comunidade escolar é a marca de um acolhimento que mostra a escola como um espaço legitimo de expressão da juventude, da pluralidade de pensamento e da diversidade.

Na análise de Marco Arlindo Nery, diretor geral do Campus, o momento do acolhimento é muito importante, pois se trata do primeiro contato do estudante com a instituição. “É neste momento que ele começa a formular suas impressões sobre a nossa instituição, desta forma buscamos trabalhar temas que afligem a sociedade e em especial os jovens. Por outro lado, procuramos apresentar a estes estudantes e aos seus pais a nossa instituição. Para nós, também, este momento marca o início de um novo ciclo, visto que as atividades estão voltadas em grande parte aos estudantes ingressantes”, finaliza o diretor.