Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Exposição resgata a história do Campus São Cristóvão através de documentos
memória

Exposição resgata a história do Campus São Cristóvão através de documentos

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Criado: Sexta, 07 de Junho de 2019, 08h45

IFSSC 3Evento aconteceu ontem, 6, em alusão à Semana Nacional de Arquivos

Enquanto se apressava no corredor do Instituto Federal de Sergipe – São Cristóvão para assistir à segunda aula do dia, a aluna do primeiro período do curso de nível superior em agroecologia, Roseane Santos Rodrigues, foi atraída por uma inusitada exposição de jornais antigos, decretos, livros originais e fotografias. O que a estudante presenciou foi o evento ‘Memória Institucional Através de Fotografias e Documentos’, que foi realizado no último dia 6 de junho. A iniciativa foi alusiva à Semana Nacional de Arquivos (SNA), que acontece em todo o Brasil até o dia 8.

Para Roseane Santos Rodrigues, aluna recém-ingressante no Campus São Cristóvão, foi bastante oportuno saber através de arquivos, muitos dos quais originais, que a instituição que ela frequenta hoje é resultado do trabalho de qualidade de homens e mulheres há 95 anos. “É impossível compreender o que se faz hoje sem entender o que foi feito antes. Como experiência de formação, um evento histórico como esse tem bastante a contribuir. Considero como um grande marco”, aponta a estudante.

Arquivos

IFSSC 2 Durante todo o dia 06,  ficaram em exposição para a comunidade acadêmica páginas do Sergipe Jornal, de 1925 e do Correio de Aracajú, de 1910; decretos que remetem à criação da Escola de Aprendizes e Artificies e do Patronato de São Maurício, ambos do início do século XIX; fotografias históricas de eventos da instituições que deram origem ao Campus Aracaju; cartas de alunos que participaram de programas como o Pronatec e o Mulheres Mil; e entrevistas em vídeo com os ex-professores Alberto Aciole Bomfim, Lenalda Dias dos Santos e José Augusto Andrade, os quais tiveram ligação histórica com o IFS de reconhecida relevância.

IFSSC 4 A reitora Ruth Sales Gama de Andrade fez questão de comparecer ao local e prestigiar a realização do evento que buscou resgatar a história institucional. Ela conta que iniciativas como a do Memória Institucional devem ser estimuladas, visto que a entendimento do presente só acontece com a compreensão do passado. “Muitos jovens hoje têm a chance de ter contato com objetos históricos que representam a vida do Campus São Cristóvão. Estou muito feliz com o que encontrei aqui e desejo que o máximo de alunos possível tenham acesso a esses arquivos”.

A responsável pela concretização do Memória Institucional é a equipe Coordenadoria Geral de Protocolo e Arquivo (CGPA). Manuela do Nascimento Silva, chefe do setor, ressalta a preocupação institucional de realizar localmente ações que remetam a eventos nacionais e relembra a participação do IFS na Semana Nacional de Museus (SNM) através de uma exposição no Campus Aracaju. “O evento anterior trouxe à comunidade o acervo do Memorial do IFS. Neste, colhemos materiais que remetem à documentação, pois precisamos estar em sintonia com a proposta da SNA”, explica Manuela, que pretende levar o evento histórico para outros campi, como Lagarto e Tobias Barreto.