Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Alunos do Campus São Cristóvão regressam às aulas presenciais
Acolhimento estudantil

Alunos do Campus São Cristóvão regressam às aulas presenciais

Criado: Quinta, 31 de Março de 2022, 09h27 | Publicado: Quinta, 31 de Março de 2022, 10h27 | Última atualização em Quinta, 18 de Agosto de 2022, 08h50

Programação acontece até 1o de abril

Acolhimento

Após dois anos desafiadores para a comunidade acadêmica, em virtude da pandemia, o Instituto Federal de Sergipe (IFS)- Campus São Cristóvão retornou às aulas presenciais na segunda-feira, 28, com recepção aos discentes e responsáveis. O acolhimento estudantil, enquanto prática pedagógica, visa receber e apoiar os educandos. Assim, torna-se um momento essencial para o acesso e permanência do discente na unidade de ensino.

O acolhimento foi um momento de integração, onde os novos estudantes puderam conhecer um pouco acerca das práticas pedagógicas aplicadas pelo Campus e os antigos alunos tiveram um reencontro com professores e com o ambiente institucional. “Estamos retornando às aulas presenciais após um longo período de distanciamento social. Neste longo tempo sem atividades presenciais, a instituição esteve sem alma, pois é a presença dos estudantes, docentes e administrativos que dão significado a escola, que constituem a anima escolar”, detalha o diretor-geral da unidade, Marco Arlindo Nery.

Manter o Campus em funcionamento, durante o período de isolamento social, foi desafiador. A unidade tem mais de 800 hectares, possui área de plantio e animais. Contudo, mesmo com o ensino remoto, as atividades no âmbito da produção foram mantidas. “É tempo, também, de agradecer a todos os trabalhadores terceirizados e técnicos administrativos que se empenharam para manter a Instituição em pleno funcionamento e zelando pela manutenção dos seus espaços”, aponta.

A comissão organizadora do evento, atenta às práticas de biossegurança, segmentou as ações para evitar aglomeração. “O Instituto recomendou o planejamento das atividades com foco nos protocolos sanitários, nas questões socioemocionais e pedagógicas”, explica o diretor de ensino, Igor Reis. O gestor está confiante com o recomeço. “O retorno era bastante esperado pela comunidade escolar”, afirma.

Presença

A abertura do evento teve a participação da reitora do IFS, Ruth Sales. Durante a sua fala, a reitora expressou as expectativas para o novo ano letivo, além de desejar boas-vindas aos discentes e servidores.

Campus na mídia

O retorno às atividades presenciais será pauta de programa na TV Sergipe. Na manhã de ontem, 30, a equipe de jornalismo visitou as instalações da Instituição e observou a execução de aulas práticas.

Vacinação

A vacinação permitiu o regresso às aulas de modo mais seguro. Em Sergipe, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 73,39% dos sergipanos estão com a imunização completa. Para ingressar ao Campus São Cristóvão, é necessário o passaporte vacinal. Estudantes, servidores e terceirizados podem comprovar a imunização na plataforma Vacinômetro.