Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Bibliocine estreia com duas sessões e grande adesão entre os estudantes

Bibliocine estreia com duas sessões e grande adesão entre os estudantes

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Terça, 19 de Mai de 2015, 10h48 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
1aO projeto Bibliocine, promovido pela Biblioteca do Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana, teve início nos últimos dias 11 e 15 de maio e atraiu dezenas de alunos à sala de videoconferência da instituição. A iniciativa tem como objetivo exibir filmes com conteúdos adequados aos estudantes e debater os aspectos principais da obra a partir de um olhar acadêmico.

De acordo com a bibliotecária Jeane Gomes, o uso de filmes na escola é uma forma importante de trabalhar outros formatos e linguagens com os estudantes. “Existem diversos modos de se desenvolver intelectualmente. O Bibliocine dá aos espectadores uma excelente opção de aprendizado através da arte cinematográfica. Desejamos que alunos e servidores vejam cada filme não apenas como uma bela história, mas como uma produção artística com características próprias. O roteiro, o momento histórico em que se passa a trama, a fotografia, cada aspecto tem sua importância”, diz Jeane.

A escolha dos filmes a serem exibidos levará em conta a relevância da obra, a integração do conteúdo aos aspectos pedagógicos e as análises dos críticos em relação à qualidade estética. Os filmes nacionais e estrangeiros baseados em livros que façam parte do acervo da Biblioteca terão prioridade de exibição.

2a“Desejamos promover discussões dos espectadores com professores e profissionais de campos diversos, inclusive da área cinematográfica. Essa troca de conhecimentos é fundamental para o verdadeiro aproveitamento das exibições”, explica Jeane, dizendo ainda que uma sessão para os alunos do noturno deve ser ofertada nos próximos dias.

Para a aluna Vitória Régia Ferreira Santos, do primeiro ano do curso técnico integrado em Agronegócio, a ideia de exibir filmes gratuitamente aos estudantes é bastante válida e deve ser incentivada. “Ter acesso aos conteúdos da sala de aula através de uma reprodução em áudio e vídeo torna muito mais estimulante e dinâmica a compreensão”, diz.

Ascom - Campus Itabaiana