Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Projetos de alunos do IFS otimizam atividades econômicas e ambientais de Itabaiana

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quarta, 25 de Mai de 2016, 15h57 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
Foto1 25-05-16Itabaiana é conhecida no estado pelos apelidos que recebe em virtude da sua capacidade produtiva e aptidão comercial. O município já foi chamado de Terra da Cebola, do Ouro, do Comércio, das Indústrias e, mais recentemente, de Cidade dos Caminhoneiros – a característica foi sancionada, inclusive, por lei federal. Diante de tantas vocações para o trabalho, um grupo de alunos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) vem desenvolvendo projetos que buscam transformar a realidade através da otimização dos processos ligados às atividades econômicas. Apesar de recentes, as iniciativas já estão colhendo, literalmente, bons frutos.

Foto2 25-05-16Números recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que Itabaiana possui cerca de 40 mil pessoas economicamente ativas, das quais 65,6% ganham até um salário mínimo por mês. O aperfeiçoamento das técnicas ligadas às vocações comerciais pode modificar as perspectivas da população e aumentar a renda per capta. Um dos projetos que merece destaque é o que busca identificar fatores de perdas no processo de colheita, transporte e comercialização de produtos agrícolas do município e das cidades vizinhas. Acompanhada de perto pela professora do curso de Logística, Cynthia Mattosinho, a iniciativa surgiu a partir da observação dos próprios alunos.

"Diante do conteúdo teórico visto em sala, os estudantes sentiram-se estimulados para ir a campo e coletar dados. O projeto não tinha uma avaliação certificativa, ou seja, não era obrigatório, mas ainda assim eles quiseram desenvolvê-lo. Considero então, como fatores importantes, o protagonismo dos estudantes, a liberdade de errar e a interdisciplinaridade baseada em uma metodologia de aprendizagem que foi pautada no desenvolvimento de competências - as quais serão necessárias para uma inserção profissional futura", explica Mattosinho.

O objetivo da atividade proposta pelos alunos é aperfeiçoar os processos e tornar as ações comerciais mais produtivas. O desfecho do engajamento não podia ter sido melhor: em uma reunião com a prefeita em exercício de Itabaiana, foi celebrada uma parceria que garantiu a continuidade do projeto. Assim, as atividades deixaram de ficar restritas às tarefas da disciplina e passaram a pertencer a todos os alunos do curso. "É algo que eles acreditam e por isso não há avaliação ou nota que os façam avançar com tanto empenho", completa a professora. Para conscientizar a população em torno da causa, os alunos foram às rádios explicar sobre o desperdício de alimentos e a importância da contribuição com a sustentabilidade.

Agreste sustentável

Um dos principais projetos na área de sustentabilidade desenvolvido pelos estudantes do IFS envolve a plantação de mais árvores e tem como objetivo final a melhoria na mobilidade, ou seja, o processo logístico. A lógica não é óbvia, mas o mecanismo de execução é simples. De acordo com os alunos, em países nos quais há presença de árvores em vias públicas e praças, os cidadãos tendem a usar a caminhada ou a bicicleta como meio de transporte – essa mudança contribui para a diminuição de veículos e a consequente melhoria no trânsito. Mattosinho comenta que o raciocínio por trás da ideia não foi discutido em sala e resulta do conhecimento prévio dos estudantes e do exercício do pensamento crítico a respeito dos conceitos de sustentabilidade. O projeto foi batizado de Vida Verde e está sendo executado pelos estudantes com o apoio governamental.

Leonardo Melo foi um dos alunos mais ativos em atividades extracurriculares durante a sua permanência no Campus Itabaiana. Tecnólogo em Logística desde o ano passado, ele explica que a formação mais adequada é aquela que rompe as barreiras da instituição e trata das temáticas contemporâneas da área, como a sustentabilidade. "Itabaiana concentra um grande número de caminhoneiros e motoristas que viajam por todo o Brasil. Vi uma chance de elaborar um projeto relacionado à logística reversa e mostrar isso no meu trabalho de conclusão de curso. Com enorme potencial econômico, é preciso que a cidade acompanhe também exemplos das grandes metrópoles no que toca à preservação ambiental", explica Leonardo.

Foto3 25-05-16As idéias do ex-aluno também envolveram a utilização de jogos eletrônicos. Fruto da parceria com o curso técnico em Informática, também do IFS, surgiu o Green City Game - o jogo aborda conceitos sobre logística reversa e coleta seletiva e almeja despertar nas pessoas atitudes ambientalmente corretas. O grande número de atividades que Leonardo se envolveu gerou uma recompensa: ele foi um dos 200 alunos convidados no Brasil para participar do Elo Sustentabilidade na USP. No evento estarão presentes nomes como Roger Koeppl, diretor presidente da Yougreen e uma das apostas da Forbes para substituir Steve Jobs. "Quando vejo que essa oportunidade chegou às minhas mãos, tive a certeza de que meus esforços e minhas escolhas não foram à toa. Espero que eu possa levar outros alunos para esse caminho do conhecimento", conclui Leonardo.