Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Em dois dias, II Jornada de Agronegócio ofertou para dezenas de pessoas palestras, debates e minicursos

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Terça, 05 de Julho de 2016, 11h09 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
IMG 6249A Jornada de Agronegócio (Joagro) já faz parte do calendário do Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana. Neste ano, o evento chegou à segunda edição e reuniu dezenas de alunos, professores e convidados para debater durante dois dias os temas mais novos da área, além de ofertar aos inscritos minicursos de 4 horas sobre assuntos contemporâneos como associativismo, cooperativismo e transgênicos e cadeia produtiva.

Um dos destaques da edição deste ano da Joagro foi a qualidade dos convidados externos, que estão vinculados a instituições importantes para a sociedade sergipana, como a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade Federal de Sergipe (UFS), bem como produtores rurais que estão inseridos ativamente no mercado e conhecem a realidade local.

IMG 6097A Prof.ª Dr.ª Ana Rocha Santos, da UFS, explica que é muito importante a realização de eventos que possam discutir a questão da sustentabilidade e agricultura familiar. “Eu pude discutir um pouco com os participantes a problemática da cidadania e como nós vamos, através da educação, construindo uma articulação que possa realmente pensar em uma sociedade com sustentabilidade e que garanta uma melhor vida para nós todos”, aponta Ana Rocha.

Os alunos dos cursos de nível técnico do Campus Itabaiana aprovaram mais uma edição da Joagro e estimulam a realização de outros eventos semelhantes. Uma delas foi Thainar Kethene dos Santos, que embora esteja matriculada no curso de Manutenção e Suporte em Informática, acredita que a ampliação do conhecimento para outras áreas é fundamental para a boa formação. “A Jornada foi bem importante porque teve várias palestras e trouxe muitos conhecimentos relacionados ao agronegócio”.

IMG 6270O coordenador do curso técnico em Agronegócio, Prof. Dr. José Franco de Azevedo, comenta que a Joagro é um espaço para a discussão de temas atuais que tenha relevância para a formação cidadã de nossos educandos. “Sabemos que o cenário político-econômico do país não é favorável ao avanço das políticas públicas voltadas à agricultura familiar. Neste sentido, é necessário que os agricultores familiares adotem uma visão empreendedora em busca da sustentabilidade das famílias dos agricultores”, diz.

Opinião semelhante teve o Prof. Dr. Cleidinilson de Jesus Cunha, docente do curso e presidente da Comissão Organizadora da Joagro: “O evento promoveu a discussão de diversos assuntos que são cruciais para a formação integral dos discentes, bem como serviu para consolidar a proposta do curso”.
IMG 6212 IMG 6147 IMG 6187

Confira a cobertura fotográfica completa aqui.

Ascom - Campus Itabaiana