Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Doze estudantes do IFS recebem menção honrosa em olimpíada de matemática

Doze estudantes do IFS recebem menção honrosa em olimpíada de matemática

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Criado: Sexta, 02 de Dezembro de 2016, 11h58 | Publicado: Sexta, 02 de Dezembro de 2016, 11h58 | Última atualização em Sexta, 02 de Dezembro de 2016, 12h52

Os premiados são dos campi Aracaju, Lagarto, Glória e Itabaiana

OBMEPWesley Matos de Souza é um dos estudantes mais empenhados do curso de Manutenção e Suporte em Informática que o Instituto Federal de Sergipe (IFS) oferta através do Campus Itabaiana. Além das aulas em sala que o jovem de 18 anos assiste diariamente, ele ainda se envolve em atividades extracurriculares, como projetos em robótica e monitoria de inglês. A aptidão maior do aluno, porém, está na disciplina de matemática. Por esse motivo, ele se inscreveu para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), competição que neste ano ultrapassou a marca de 18 milhões de inscritos. O resultado foi divulgado ontem e mostrou a qualidade do ensino da instituição: Wesley receberá pelo terceiro ano consecutivo menção honrosa pelo seu desempenho na Obmep.

Além do aluno do Campus Itabaiana, o IFS possui mais 11 estudantes premiados na Obmep com menção honrosa – seis de Aracaju, quatro de Lagarto e um de Glória. Para Wesley Matos, a conquista em uma competição de nível nacional indica que a educação de referência ofertada pelo IFS não está restrita apenas à capital, mas é levada também ao interior de Sergipe. “Tenho professores muito preparados, muitos com título de mestre e doutor, que buscam ir além da apresentação de fórmulas. Eles fazem demonstrações dos conteúdos matemáticos e apresentam o assunto de forma lúdica. Esse modo de ensinar se aproxima da forma com que a Obmep cobra os assuntos”, explica o estudante, revelando ainda que almeja cursar engenharia na universidade, porém está em dúvida quanto à habilitação.

A Obmep tem ampliado a abrangência a cada edição: neste ano, 5.544 cidades tiveram estudantes inscritos, número que representa 99,6% do total de municípios brasileiros. Minas Gerais foi o estado que teve o maior número de alunos laureados (1.585), seguido por São Paulo (1.222), Paraná (429), Rio de Janeiro (366) e Rio Grande do Sul (348). A competição foi criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que a realiza com recursos dos Ministérios da Educação (MEC) e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e possui apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

O reitor Ailton Ribeiro de Oliveira destaca que o IFS oferta a infraestrutura necessária para que qualquer aluno alcance os objetivos desejados. O reitor cita como exemplo a existência de laboratórios de ponta para diversas disciplinas, professores qualificados, bibliotecas modernas e espaço físico em constante ampliação, além de diversos programas de incentivo à permanência. “O IFS é a instituição pública de ensino que mais cresce em Sergipe e, entre os institutos federais, é o sexto melhor do Brasil. O resultado que alcançamos em avaliações do MEC e nas olimpíadas do conhecimento só vem a confirmar o direcionamento correto do nosso trabalho”.

*Com informações do Ministério da Educação

ALUNOS DO IFS PREMIADOS COM MENÇÃO HONROSA