Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Encontro Pedagógico discute desafios, parcerias e oportunidades no ambiente escolar

Criado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46 | Publicado: Sexta, 06 de Fevereiro de 2015, 11h29 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46
1 menorCom o objetivo de discutir os desafios dos docentes no ambiente escolar e os esforços que os diversos setores podem empreender em parceria com a escola, o Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana realizou até a última sexta, 6, o III Encontro Pedagógico. O evento contou com a presença de cerca de 40 pessoas, entre Pró-Reitores, Diretores e Professores, que participaram de debates, palestras e minicursos.

José Rocha Filho, Diretor do Campus Itabaiana, destaca a importância de realizar o Encontro Pedagógico antes do início do semestre letivo. “Esse é o momento oportuno para fazer as reflexões necessárias e estreitar as relações institucionais. O objetivo é trocar ideias, somar forças, para melhorar as práticas pedagógicas e construir uma instituição ainda melhor”, comenta.

2 menorA programação do Encontro buscou aproximar os diversos atores envolvidos no ensino para trocar informações e compartilhar decisões sobre a instituição. Uma delas foi a Prof. Dr.ª Ruth Sales Gama de Andrade, Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão (PROPEX), que apresentou ao público a política de atuação do seu setor. “Os nossos desafios envolvem a parceria com os próprios colegas, a aproximação com a sociedade e as cooperações com instituições e empresas”, diz.

Para exemplificar os avanços do IFS nas diversas áreas, a Pró-Reitora apresentou aos professores algumas marcas alcançadas pela instituição. “Somos o segundo instituto federal em registro de software, o primeiro em registro de marcas e o quinto em registro de patentes”, revela. Ela abordou ainda as parcerias firmadas com organizações como o Banco do Estado de Sergipe (Banese) e a Petrobras – esta última responsável por fornecer bolsas para 959 estudantes dos diversos campi do IFS.

Psicologia e educação

3 menorA aproximação entre as áreas de psicologia e educação também foi um dos temas debatidos durante o Encontro Pedagógico. Na oportunidade, o psicólogo Emerson Feitosa Lins abordou as interfaces entre a mediação de conflitos, as relações interpessoais e o desenvolvimento educacional. Segundo Emerson, os professores muitas vezes se preocupam com a transmissão do conhecimento e não se atêm às dimensões subjetivas que envolvem o estudante.

“A proposta não é trazer fórmulas mágicas ou soluções imediatas, mas noções sobre aspectos psicológicos que envolvem os relacionamentos nas escolas”, conta Emerson, que baseou sua apresentação no documento Diálogos e Mediações de Conflitos nas Escolas, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).