Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Alunos e servidores lotam auditório do Campus Itabaiana em aula inaugural

Alunos e servidores lotam auditório do Campus Itabaiana em aula inaugural

Criado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46 | Publicado: Segunda, 09 de Abril de 2012, 15h12 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46

Na última terça-feira, 3, foi realizada no auditório do Colégio Estadual Murilo Braga a aula inaugural do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Itabaiana. Representando o reitor Ailton Ribeiro de Oliveira, que está em missão internacional na China e na Coreia do Sul, esteve presente na aula inaugural a professora Maria Eliane Vargas, diretora de Assistência Estudantil.

Em sua fala, Maria Eliane deu as boas-vindas aos alunos do campus, afirmando que é um imenso prazer vivenciar seu ingresso no instituto. “Vocês são nossos desbravadores, por ingressarem nesse campus que ainda é bastante novo, e merecem todo o nosso respeito e consideração. Que vocês aproveitem as oportunidades que encontrarão no IFS”, diz.

A professora apresentou também aos alunos a missão do instituto, lembrando que seu grande objetivo é ser modelo de educação e parceiro da sociedade na construção do saber. “O IFS oferece cursos nos mais diferentes níveis e modalidades e agrega conhecimentos formais e não-formais, proporcionando avanços para as mais diversas comunidades e regiões”, explica ela.

Avanços

Na ocasião, Maria Eliane ressaltou alguns avanços alcançados durante a atual gestão, a exemplo da ampliação do número de cursos oferecidos, disponibilização de editais de pesquisa e extensão e a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). “Foi firmado também um importante convênio com a Petrobras, além do oferecimento de bolsas de qualificação aos servidores e aquisição de equipamentos de ginástica para serem utilizados pela comunidade acadêmica”, declara.

Ela ressaltou ainda que 15% dos estudantes do instituto já estão sendo beneficiados com bolsas de pesquisa e extensão. “Através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex), estão sendo oferecidas bolsas através de diversos editais, como o Pibic, Pibic Jr., Pibiti, Pibex, cursos de extensão, estímulo ao pesquisador técnico administrativo e apoio ao convênio com a Petrobras, por exemplo”, assinala.

Renovação

Também compôs a mesa formada durante a aula inaugural o pró-reitor de Ensino Adelmo Menezes, que saudou os estudantes e falou um pouco sobre o sentido de se realizar uma aula inaugural. “A escola é uma instituição que se renova permanentemente. Por isso, nós estamos aqui hoje para inaugurar um novo ano letivo, com novo ânimo, novas práticas e propostas. Que nós estejamos inaugurando também, nesse momento, uma nova escola”, declara.

Segundo o pró-reitor, zelar pela melhoria da escola pública é de responsabilidade de todos e a aula inaugural é um momento também de renovação do compromisso do estudante para com a instituição. “É importante que os alunos nos ajudem a enxergar as nossas fragilidades. Quanto mais os estudantes apontarem soluções, melhor será a essa instituição”, diz.

O professor lembrou aos estudantes presentes que é preciso se dedicar aos estudos, pois só o conhecimento poderá mudar de forma decisiva a vida de cada um deles. “Temos aqui professores muito bem qualificados, não hesitem em explorá-los, porque eles têm muito o que disponibilizar a vocês. Busquem também a pesquisa e a extensão, porque além de um ganho pessoal para a sua vida escolar, há também um ganho financeiro”, orienta.

Cidadania

O diretor geral do Campus Itabaiana, José Rocha Filho, lembrou que o IFS não forma apenas técnicos. “Nós nos preocupamos em formar também seres pensantes, capazes de analisar criticamente, de construir cidadania”, ressalta ele.

Ele informa, também, que a Reitoria e toda a equipe lotada em Itabaiana estão somando esforços para que as atividades do campus possam ser realizadas em outro local. “Estamos em processo de análise do aluguel de um novo prédio, que será avaliado pelos membros da Dipop [Diretoria Sistêmica de Planejamento de Obras e Projetos] nos próximos dias”, conta.

Segundo ele, já foram comprados computadores e outros equipamentos para montagem de laboratórios. “Queremos que vocês sejam pesquisadores, pessoas que buscam incessantemente o conhecimento. Para isso, o IFS disponibiliza para todos os estudantes atividades que aliam ensino, pesquisa e extensão”, diz.

Boas-vindas

Quem também fez questão de dar as boas-vindas aos alunos foi o professor Paulo Pereira, gerente de Ensino do Campus Itabaiana. “A vocês, estudantes, damos boas-vindas. Aos representantes da Reitoria, que essa seja a primeira de muitas visitas que vocês farão ao nosso campus”, declara.

O professor Aldemir Smith, coordenador de Pesquisa e Extensão do campus, falou sobre a ação da sua coordenadoria. “Estamos discutindo, junto à Propex, a respeito dos editais de pesquisa e extensão. Já estamos nos organizando para participar efetivamente das iniciativas nessa área”, afirma ele.

O corpo discente do Campus Itabaiana foi representado à mesa pela aluna Luzinete Batista. “Parabenizo vocês pela iniciativa de trazer o IFS para Itabaiana. O instituto vai beneficiar não apenas a população da nossa cidade, mas de toda a região em que estamos inseridos”, assinala.

A cerimônia foi encerrada com a apresentação do quinteto de metais da filarmônica Nossa Senhora da Conceição, que na oportunidade executou diversas canções. Também foi servido aos alunos e servidores presentes um coffee-break.

Presenças

Também compuseram a mesa o contador Reinaldo Oliveira, representando os técnicos administrativos do campus, e o professor Eduardo Henrique do Lago, representando o corpo docente.