Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Pela segunda vez consecutiva, graduação em Logística recebe nota 4 em avaliação do MEC
Início do conteúdo da página
ITABAIANA

Pela segunda vez consecutiva, graduação em Logística recebe nota 4 em avaliação do MEC

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Criado: Sexta, 10 de Março de 2017, 11h31 | Publicado: Sexta, 10 de Março de 2017, 11h31

Curso obteve os conceitos na avaliação do Inep, em 2015, e agora pelo resultado dos alunos no Enade

Alunos de LogisticaEm agosto de 2015, o Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana recebeu por três dias avaliadores do Ministério da Educação (MEC) que tinham como atribuição aferir a qualidade do curso de Tecnologia em Logística. No mesmo ano, a graduação foi alvo de nova avaliação do órgão do Governo Federal, mas através da aferição do conhecimento dos seus estudantes. O que os dois momentos têm em comum é o resultado: em ambos os julgamentos do MEC, o curso de nível superior em Logística obteve a nota 4, que atribui como muito bom os aspectos inspecionados in loco e o desempenho acadêmico dos alunos na prova do Enade.

Os resultados do Enade foram divulgados na última quarta-feira, 8, pelo MEC. A escala de notas vai de 1 a 5, e cada curso é avaliado com a periodicidade de três anos. Segundo José Rocha Filho, diretor geral do Campus Itabaiana, o resultado demonstra o comprometimento do corpo docente e, principalmente, dos discentes, que buscaram cada vez mais novos conhecimentos. “Para nós, que compomos a gestão, isso serve como incentivo para continuarmos na busca da excelência, aumentando assim nossa responsabilidade e compromisso na oferta de um ensino público de qualidade, capaz de formar alunos que representam de maneira digna o IFS”, aponta.

Alunos de Logistica 2A prova do Enade foi realizada por sete alunos concluintes do curso de Tecnologia em Logística, os quais alcançaram uma nota bruta de cerca de 60%. Um dos participantes foi o ex-aluno e hoje tecnólogo em Logística Leonardo Melo.  Ele avalia como fundamental para o resultado o empenho dos professores, que se mantiveram em sintonia com os estudantes participantes e buscaram desenvolver um trabalho de preparação específica para o exame. “Através do esforço de cada um em realizar da melhor maneira a sua parte, novamente fizemos história. Todos os discentes são merecedores do resultado por acreditarem e escolherem os IFS como instituição para sua formação superior, pela escolha do curso e pela capacidade de corresponderem de forma ética aos professores”.

Já na inspeção feita presencialmente em 2015, os avaliadores do MEC atribuíram resultado positivo após aferirem a organização didático-pedagógica, a qualidade do corpo docente e a infraestrutura. Para chegar ao resultado, visitaram laboratórios, biblioteca e salas, além de examinarem projetos pedagógicos e apreciarem a titulação acadêmica dos professores. À época, um dos aspectos mais bem avaliados foi o currículo do curso - de acordo com o relatório de avaliação, “a estrutura curricular contempla muito bem, em uma análise sistêmica e global, os aspectos: flexibilidade, interdisciplinaridade, compatibilidade da carga horária total, articulação da teoria com a prática e nos mecanismos de familiarização com a modalidade presencial”.

O curso

A graduação em Tecnologia em Logística busca formar profissionais especializados em aquisição, recebimento, armazenagem, distribuição e transporte. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Aplicadas (IPEA), o profissional que trabalha com serviços de transporte, como a Logística, possui um dos mercados mais aquecidos do Brasil – ficando à frente de profissões tradicionais como Engenharia, Arquitetura e Direito. Durante três anos, o aluno estuda disciplinas como Estatística, Planejamento e Controle da Produção, Gestão de Estoques e de Suprimentos. Ao fim do curso, o estudante recebe o diploma de Tecnólogo em Logística e está apto a atuar em organizações, prestar concursos públicos para áreas que exijam nível superior, bem como ingressar em cursos de especialização ou mestrado.

Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57