Página inicial > Últimas Notícias > Intercâmbio > Professora de inglês participa de capacitação nos Estados Unidos

Professora de inglês participa de capacitação nos Estados Unidos

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quinta, 25 de Fevereiro de 2016, 14h29 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
DESTAQUE DANIELE CREDITO SETEC MECA professora de língua inglesa do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Daniele Almeida, foi selecionada juntamente com outros 74 professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), para participar de um curso de capacitação nos Estados Unidos.
Promovido pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) em parceria com a Northern Virginia Community College (NOVA), o programa visa à capacitação de professores da rede federal através de um curso intensivo com duração de oito semanas.

2 CREDITO SETEC MECOs professores estão compartilhando experiências do ensino de inglês como segunda língua e desenvolvendo atividades que estimulem a participação do aluno em sala de aula. Além disso, os docentes estão tendo acesso às práticas pedagógicas dos Community Colleges, o que possibilitará uma avaliação das metodologias aplicadas no ensino da língua inglesa sob o prisma norte-americano.

Segundo Daniele Almeida, a experiência in loco, na proficiência em qualquer língua estrangeira, é extremamente enriquecedora na medida em que permite a inserção do estudante no cotidiano da comunidade lingüística, permitindo, dessa forma, o acesso a aspectos culturais e sociais. "O conhecimento cultural que será adquirido nessa oportunidade contribuirá para a consolidação do domínio das quatro habilidades lingüísticas: compreender, falar, ler e escrever em inglês", explica Daniele.

danielaAo voltarem ao Brasil, após oito semanas, os professores desenvolverão planos de trabalho, por período mínimo de um ano, nas ações do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) do Ministério da Educação. Essa atividade será realizada na instituição de origem do professor ou em outras escolas públicas.

A iniciativa do MEC com o programa faz parte da estratégia de investir na qualificação dos educadores brasileiros e na articulação entre diferentes instituições de ensino para valorização da educação básica e profissional. Os professores selecionados atenderam à Chamada Pública da SETEC.

*Com informações da SETEC/MEC