Página inicial > Últimas Notícias > Intercâmbio > Professores já podem se inscrever para capacitação em inglês nos EUA

Professores já podem se inscrever para capacitação em inglês nos EUA

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Segunda, 27 de Junho de 2016, 10h11 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
virginiaFortalecer o domínio de habilidades linguísticas, conhecer práticas pedagógicas e promover o desenvolvimento de metodologias e materiais didáticos para o ensino da língua inglesa estão entre os objetivos da chamada pública para capacitação de professores de língua inglesa nos Estados Unidos. A oportunidade é voltada aos professores, entre eles os do Instituto Federal de Sergipe (IFS), e as inscrições podem ser realizadas na página da CAPES até 15 de julho.

Ao fazer a inscrição, os candidatos terão de apresentar carta de intenções, na qual devem expor a motivação em participar do programa e a forma de aplicação, no retorno ao Brasil, dos conhecimentos adquiridos na capacitação. É necessário também indicar ações e atividades que pretendem desenvolver, como contrapartida, na instituição de origem ou em escolas da rede pública em ações do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF).

O candidato deve ter nacionalidade brasileira e obtido nota mínima no exame Test of English as a Foreign Language (TOEFL), além de proficiência em língua inglesa. Estarão impedidos de se inscrever aqueles que recebem ou receberam bolsa ou benefício financeiro para capacitação internacional em língua inglesa.

Segunda etapa

Esta é a segunda etapa da chamada pública para capacitação em língua inglesa. Na primeira, foram selecionados 75 professores cuja capacitação consistiu em um curso intensivo com duração de 08 semanas nos Estados Unidos. Agora serão escolhidos mais 76 para o mesmo programa, os quais, assim como os primeiros, desenvolverão atividades acadêmicas e culturais em instituições consorciadas ao Northern Virginia Community College (NOVA).

Para Daniele Barbosa de Souza Almeida, Assessora de Relações Internacionais do IFS, a experiência in loco, na proficiência em qualquer língua estrangeira, é extremamente enriquecedora na medida em que permite a inserção no cotidiano da comunidade lingüística. “O conhecimento cultural que será adquirido nessa oportunidade contribuirá para a consolidação, nos professores de língua inglesa em exercício na Rede Federal, do domínio das quatro habilidades lingüísticas: compreender, falar, ler e escrever em inglês”, explica.

Entre na página do MEC e tenha acesso à Chamada retificada, formulário de inscrição, plano de trabalho e modelos de documentos a serem apresentados

*Com informações da Setec/MEC

Assista à reportagem da IFS TV sobre a participação de servidores e alunos do IFS em programas de intercâmbio