Página inicial > Últimas Notícias > Intercâmbio > Cursos de capacitação promovidos pelo MEC possibilitam intercâmbio cultural

Cursos de capacitação promovidos pelo MEC possibilitam intercâmbio cultural

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Segunda, 15 de Agosto de 2016, 09h24 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25

Foto 1 - Wlamir Soares2O Ministério da Educação (MEC), através de diversos editais, tem possibilitado o intercâmbio cultural entre docentes e alunos brasileiros com seus pares em outros países do mundo. No Instituto Federal de Sergipe (IFS), diversos integrantes da comunidade acadêmica já fizeram parte de programas de mobilidade internacional, como é o caso recente do professor Wlamir Soares, do Campus Lagarto.

O docente passou três meses em Hämeenlinna, na Finlândia, fazendo um curso de capacitação realizado na HAMK - University of Applied Science. A oportunidade foi decorrente de uma chamada pública do MEC, na qual o professor foi um dos 48 selecionados, entre os 290 docentes que inscreveram trabalhos.

Experiência

Foto 2Para ele, viver em um país como a Finlândia foi muito bom, por poder conhecer e comparar as diferenças culturais, sua língua - única no mundo -, a história de superação e a força de se reinventar através da educação. “Lá, a educação é realmente um fator transformador e nivelador da sociedade”, afirma Wlamir.

O professor conta que aprendeu, durante os três meses que passou no país nórdico, que a educação deve ser centrada no estudante e que a educação e a ciência precisam romper fronteiras. “Aprendi, também, que a melhor forma de aprender é fazendo, que diversas disciplinas devem compor a totalidade do aprendizado e que o uso de ferramentas digitais auxilia na aprendizagem e no envolvimento do aluno nas atividades acadêmicas”, diz.

Apoio

Foto 3 - Professor Wlamir e colegas no encerramento do cursoO docente faz questão de ressaltar o apoio que recebeu do IFS quanto à sua liberação para participar do curso. “Contei com a colaboração dos meus colegas, que assumiram minhas disciplinas durante o período que estive na Finlândia e aos quais sou muito grato. Gostaria, também, de destacar o apoio da Assessoria Internacional do IFS, através da professora Daniele Almeida, que intermediou os trâmites para a viagem. A experiência rende frutos positivos até agora, tanto que estou indo próxima semana participar de um evento no comitê olímpico finlandês, no Rio de Janeiro”, explica.

Certo de que essa experiência mudou a sua vida, Wlamir é um entusiasta da participação de outros professores em programas semelhantes àquele do qual fez parte. “Desejo que mais docentes se candidatem a participar de atividades como essa. Estou à disposição de qualquer professor do IFS que se interesse em participar de treinamentos como este, para ajudar, falar sobre o treinamento e dar dicas sobre o processo”, destaca.

Confira o vídeo sobre o assunto: