Página inicial > Últimas Notícias > Intercâmbio > Conif lança edital para bolsa de estudo no Canadá
BOLSA DE ESTUDO

Conif lança edital para bolsa de estudo no Canadá

Criado: Segunda, 26 de Novembro de 2018, 14h49 | Publicado: Segunda, 26 de Novembro de 2018, 14h49 | Última atualização em Segunda, 26 de Novembro de 2018, 15h06

bolsaO programa é destinado para estudantes do ensino superior da Rede Federal que desejem aperfeiçoar o inglês ou o francês e estudar em colleges canadenses.

O núcleo de Relações Internacionais através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex) do Instituto Federal de Sergipe (IFS) torna pública as inscrições para alunos de graduação que desejam concorrer a uma bolsa de estudo no Canadá pelo período máximo de 16 meses. A ação é apoiada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pelo Colleges and Institutes Canada (CiCan). As inscrições só podem ser feitas por e-mail até o dia 04 de dezembro.

Serão concedidas, no total, cinco bolsas, sendo uma por região do Brasil. A bolsa inclui curso de idioma (inglês ou francês) por, no máximo, 6 meses e dois semestres de estudo de graduação com duração de 8 meses e estágio profissional ou participação em projeto de pesquisa com duração de 2 meses. “Tanto o CiCan quanto o Conif são instituições que valorizam a diversidade e a igualdade de oportunidades. Essa iniciativa, portanto, contribui com a formação do estudante, tanto em nível profissional, acadêmico quanto pessoal, considerando a importância da vivência internacional para o desenvolvimento de um cidadão holístico”, explica Frederico Chaves Sampaio Júnior, Assessor de Relações Internacionais do IFS.

Para participar da seleção é necessário ser estudante matriculado em cursos superiores do IFS, ter completado, no mínimo, 2 semestres consecutivos sem reprovações ou notas incompletas, além de possuir o coeficiente de rendimento (média de todas as disciplinas cursadas até o momento) maior ou igual a 70%. O candidato selecionado realizará um teste de proficiência (em inglês ou francês), que será agendado pelo CiCan, caso não possua os exames IELTS, Toefl IBT, Tofl ITP, TCF e Delf realizados nos últimos dois anos com a nota mínima de 5,0, 57, 487 e níveis A2, respectivamente. Os testes de nivelamento em inglês ou francês serão agendados pelo CiCan entre os dias 10 e 14 de dezembro.

Inscrições

Para a inscrição, os candidatos deverão enviar e-mail para a Assessoria de Relações Internacionais do IFS (assri@ifs.edu.br) e anexar a seguinte documentação: ficha de inscrição; cópia de um documento pessoal com foto (RG ou CNH); cópia do histórico acadêmico recente; Currículo Vitae; Caso possua, cópia do resultado de algum dos exames de proficiência listados; carta de intenção do candidato, em inglês ou francês, abrangendo sua apresentação, objetivos e a motivação para estudar no Canadá; declaração de compromisso, atestando que o candidato se compromete a voltar ao Brasil após o término do período de intercâmbio; formulário de consentimento de informações pessoais e imagem e documentos que comprovem a renda per capita da família.

Os Candidatos inscritos na pré-seleção terão sua documentação analisada pela Assessoria de Relações Internacionais. Será dada preferência a inscrições de estudantes mulheres, negros, pardos, indígenas ou de baixa renda, o que não significa que outros estudantes não possam participar. O estudante selecionado será alocado pelo CiCan em instituições canadenses em um curso similar ao que estão fazendo no Brasil.

As bolsas de estudo incluem taxas de matrícula, ajuda de custo para compras de materiais de estudo e despesas de viagem de ida e volta do Canadá. Também estão incluídos uma ajuda de custo para cobrir despesas de acomodação, além de ajuda de custo mensal e seguro de saúde de emergência durante o período de estudos no Canadá. Caso selecionado no processo nacional, o estudante do IFS deverá submeter documentação a ser exigida pela Assessoria de Relações Internacionais do IFS referente ao planejamento de estudos e retorno ao país. O resultado final da seleção nacional será em 19 de dezembro de 2018 no site do Conif e o prazo para expedição de visto e passaporte de janeiro a fevereiro de 2019.

Chamada Pública do IFS

Formulário de Inscrição e Informações